Menu
Busca domingo, 26 de setembro de 2021
(67) 99874-0557
SENAR-MS Campanha Prevenção Incêndios 2021
EVENTO VIRTUAL

Semana da Carnaúba promoverá debates sobre avanços e desafios da cadeia produtiva da palmeira

O evento contará com a participação de representantes desses setores no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, estados que se destacam quando a questão é produção e exportação de carnaúba

21 agosto 2021 - 13h05Por Mapa*

Entre os dias 23 e 27 de agosto será realizada a Semana da Carnaúba: Diálogos para uma Cadeia Sustentável. O evento virtual e gratuito tem o objetivo de reunir trabalhadores extrativistas, produtores, poder público, instituições internacionais e terceiro setor para debater novas perspectivas sustentáveis no extrativismo da carnaúba no Nordeste.

continua depois da publicidade
Campanha Fendt última semana de Setembro liderboard
continua depois da publicidade
Campanha Fendt última semana de Setembro Square

O evento contará com a participação de representantes desses setores no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, estados que se destacam quando a questão é produção e exportação de carnaúba.

Os cinco dias de programação terão início às 14h, com previsão de encerramento às 16h30. Para participar, basta preencher o formulário virtual disponível no link abaixo. Os debates também serão transmitidos pelo canal do YouTube da Associação Caatinga.

“Participar da Semana da Carnaúba é importante para o profissional do setor carnaubeiro, porque ele vai ter a oportunidade de conhecer os próprios direitos mais a fundo, descobrir novas oportunidades e interagir com colegas de outros estados”, detalha o biólogo e coordenador de Educação Ambiental da Associação Caatinga, Sandino Moreira. “Queremos ouvir todos os elos do setor. Dessa forma, vamos evoluir o debate e propor novos encaminhamentos para a qualificação da cadeia produtiva da carnaúba”, completa.

Outra proposta do evento é estimular o movimento autônomo dos atores do setor carnaubeiro em prol da qualificação da cadeia produtiva, como explica e coordenador-geral de Extrativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marco Pavarino. “Nós iniciamos o projeto com o comprometimento e o envolvimento das indústrias e dos trabalhadores, mas, quando sairmos, o processo precisa se sustentar sozinho. É isso que queremos, que a sustentabilidade da carnaúba seja um elemento conduzido pelos próprios atores envolvidos”.

A Semana da Carnaúba faz parte do Projeto Ação do Setor Privado para a Biodiversidade (PBAB, na sigla em inglês), uma iniciativa global que promove metodologias e ferramentas para favorecer a manutenção da biodiversidade em práticas produtivas e de comercialização. No Brasil, o projeto faz parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI, sigla em alemão), que conta com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU, sigla em alemão) e é implementado no âmbito da parceria entre o Mapa, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã de cooperação internacional, a Associação Caatinga e a União pelo Biocomércio Ético (UEBT).

Parceria alemã

A GIZ é uma empresa do governo federal da Alemanha que apoia a implementação de projetos de cooperação internacional e está presente em mais de 130 países. No Brasil, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável atua, principalmente, em duas áreas temáticas: proteção e uso sustentável das florestas tropicais, assim como energias renováveis e eficiência energética.

No Semiárido, a GIZ apoia ações que promovem o uso sustentável da carnaúba por meio do projeto PBAB. O diretor de Projetos na GIZ Alemanha, Andreas Gettkant, assegura que “é de grande relevância contribuir para a consolidação da bioeconomia inclusiva na Caatinga por meio do desenvolvimento sustentável das cadeias de valor da sociobiodiversidade, como a da carnaúba”.

Manual e vídeos educativos

Além da Semana da Carnaúba, o PBAB já realizou outras ações com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva da carnaúba. Em novembro de 2019, o projeto lançou o Manual de Boas Práticas da Cadeia Produtiva da Carnaúba, um guia com detalhes sobre manejo, legislação e possibilidades de qualificação da cadeia produtiva da palmeira. O projeto também produziu uma série de 12 vídeos educativos para propagar as boas práticas no dia a dia em um carnaubal. Todo o material está disponível para download de forma gratuita.

* Conteúdo: Mapa

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO DA SOJA
Saca da soja acumula valorização de 13% em 12 meses, em MS
MANEJO APÍCOLA
A exemplo das abelhas, gestão e logística são essenciais na multiplicação dos enxames
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Cientistas combinam imagens multiespectrais com raios X para analisar sementes
GESTÃO DE RISCOS
Guia virtual orienta produtores sobre o funcionamento do seguro rural
MERCADO FINANCEIRO
Bolsa cai pelo segundo dia e perde 2,48% em agosto
CRÉDITO FUNDIÁRIO
Prazo para análise de financiamento de imóvel para agricultores familiares diminui para seis meses
ANÁLISE CEPEA
Dados oficiais do IBGE confirmam baixa oferta de animais para abate
ECONOMIA
MS tem crescimento populacional acima da média nacional, com agronegócio impulsionando interior
ARMAZENAMENTO
Conab tem 150 imóveis qualificados no PPI; Hortomercados do RJ estão incluídos
PERSPECTIVAS
Conab estima produção total de 289,6 milhões de toneladas de grãos para safra 2021/22