Menu
Busca terça, 09 de março de 2021
(67) 99874-0557
Campanha Estapi Art 01 super banner
TECNOLOGIA

Governo, ciência e setor produtivo se reúnem para estimular a inovação na cadeia do biodiesel

Congresso reúne especialistas sobre biodiesel, combustível que utiliza fontes renováveis como o óleo de girassol

04 novembro 2019 - 14h01Por Embrapa*

O VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel começa nesta segunda-feira, 4 de novembro, em Florianópolis (SC).  Mais de 500 participantes estão inscritos no evento, que reúne, até o próximo dia 7, representantes do governo, cientistas, estudantes, produtores, empresários e startups na discussão de oportunidades e soluções para os principais problemas que envolvem o setor. O Congresso é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

continua depois da publicidade
Campanha Estampi Art 01 Square Banner

Ao todo, 615 resumos técnicos-científicos foram submetidos em temas que incluem matérias-primas para produção; hidrocarbonetos renováveis e bioquerosene;  caracterização e controle de qualidade do produto; armazenamento, estabilidade e problemas associados; co-produtos e bioprodutos, além de políticas públicas e desenvolvimento sustentável. 

O ambiente e toda a programação do Congresso foram pensados de forma a estimular a inovação na cadeia do biodiesel. O “Grand Prix de Inovação em Biodiesel”, novidade organizada pelo Senai de Santa Catarina, por exemplo, conta com equipes multidisciplinares que trabalharão desafios da cadeia. O desenvolvimento de protótipos e projetos inovadores são esperados. A largada da “corrida” está marcada para as 14 horas deste primeiro dia do evento.

Também nesta segunda-feira, 4, será lançada a Agenda de Inovação da Cadeia Produtiva de Biodiesel, com palestra do presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  

Uma rodada de inovação e negócios, promovida pela Embrapa Agroenergia (DF) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), também com o objetivo de incentivar a inovação aberta, aproximando a pesquisa das empresas interessadas em formar parcerias, ocorrerá às 17h30 do dia 5 de novembro.

“Queremos sair do modelo tradicional da discussão de temas amplos e focar nos problemas e soluções para o desenvolvimento competitivo  e sustentável do setor de biodiesel no Brasil”, afirma Bruno Laviola, pesquisador da Embrapa à frente da organização do Congresso.

Bioeconomia

A produção de biodiesel insere-se no contexto da bioeconomia, modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos, área em franca expansão no Brasil e no mundo. Dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) apontam que o  setor movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de Euros e gera cerca de 22 milhões de empregos. O Brasil tem forte potencial para ser protagonista nesse campo, especialmente pela exploração sustentável e racional da sua megabiodiversidade.

*Fonte: Embrapa

Deixe seu Comentário

Leia Também

BOLETIM DO SUÍNO
Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe
INTERNACIONAL
Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia
ANÁLISE CEPEA
Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021
MERCADO DO BEZERRO
Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses
COLHEITA DA SOJA
Com atraso, agricultores de MS começam a colheita
EVOLUÇÃO
MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab
MERCADO DO BOI
Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS
ECONOMIA
Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias
ECONOMIA
Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
OPORTUNIDADE!
Agência Rural lança programa de fidelização de anunciantes