Menu
Busca domingo, 26 de setembro de 2021
(67) 99874-0557
Campanha Fendt última semana de Setembro
ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Fendt IDEAL: nenhuma outra colheitadeira oferece mais tecnologia e potência

Projeto global da AGCO, criado a partir do zero, é um marco histórico para a agricultura brasileira com soluções autônomas para a colheita em larga escala. Máquina fabricada em Santa Rosa-RS tem três modelos, sendo a IDEAL 9 a mais potente e tecnológica.

26 julho 2021 - 15h52Por * Impact-Fendt

A linha de colheitadeiras Fendt IDEAL engloba uma série de inovações e evoluções altamente tecnológicas para o agronegócio, referência no mercado mundial desde seu lançamento na Europa em 2017. Baseado em estudos meticulosos sobre as necessidades reais do agricultor, seu projeto global e inédito foi o primeiro desenvolvido do zero em 30 anos. O equipamento está disponível no Brasil desde 2019, quando a marca alemã chegou ao país.

continua depois da publicidade
Campanha Fendt última semana de Setembro liderboard
continua depois da publicidade
Campanha Fendt última semana de Setembro Square

A Fendt aproveitou a estreita colaboração entre seus centros de excelência de todo o mundo e projetou cada versão da IDEAL para obter os melhores resultados em qualquer condição de colheita. Esses laboratórios de estudos incluem grandes potências agrícolas como EUA, nações europeias e, é claro, o Brasil, que é um dos dois únicos países responsáveis pela produção da linha IDEAL (a outra planta fica em Breganze, no noroeste da Itália). A colheitadeira será produzida em Santa Rosa (RS).

“Nunca em nossa história foram investidos tantos e variados recursos quanto na criação da Fendt IDEAL. Permitimos que a equipe de engenheiros trabalhasse livremente e do zero na criação desta inovadora linha de colheitadeiras, baseada em dados, estudos de campo e opinião direta de agricultores de todo o planeta, fazendo da Fendt IDEAL um dos novos ícones do cenário agrícola mundial”, explica José Galli, diretor de Negócios Fendt da América do Sul.

Um dos principais diferenciais da Fendt IDEAL é um sistema de processamento altamente eficiente, que se supera na qualidade e no manuseio dos grãos, na eficiência energética e na capacidade em uma grande variedade de condições. A colheitadeira possui exclusivo sistema de separação e trilha helicoidal e rotor mais longo já usado em colheitadeira, com 4,84 m de comprimento e 600 mm de diâmetro. Desta forma, todos os grãos são separados sem afetar negativamente a qualidade da palha. 

Além disso, a Fendt IDEAL possui o maior tanque de grãos do mercado mundial, com capacidade de 17.100 litros, 18% mais do que os demais maquinários de alto rendimento atuais. O desempenho de descarga também é o mais rápido disponível, de 210 l/s (32% mais veloz do que o concorrente mais próximo), o que é decisivo para uma cadeia de colheita eficiente.

Versões e motores
A linha de colheitadeiras está disponível em três modelos: Fendt IDEAL 7 (458 cv), Fendt IDEAL 8 (545 cv) e Fendt IDEAL 9 (656 cv), esta última a mais potente do mercado nacional. As versões 8 e 9 são equipadas com motores MAN e trabalham com a unidade trilha com dois rotores (Dual Helix). Já a 7 tem propulsor AGCO Power e é combinada com a unidade de trilha simples de um rotor (Single Helix). Em ambos os casos, o processador requer muito menos energia e aumenta significativamente a eficiência da máquina com qualidade perfeita de palha e grãos. 

“O desenvolvimento da Fendt IDEAL vai além de um projeto novo. Vamos oferecer as melhores soluções dentro de cada versão da IDEAL. Os motores, por exemplo, foram meticulosamente estudados para entregar exatamente o que cada agricultor precisa, dentro da opção escolhida. Pensando separadamente, cada modelo Fendt IDEAL é um projeto único”, ressalta Galli. 

Cada modelo de colheitadeiras Fendt IDEAL tem as seguintes opções de sistema de tração: rodado simples ou duplos, de esteira Trackride (sinalizada pela sigla T) ou ParaLevel (sinalizada pelas siglas PL) que pode compensar até 14% de declives. Ou seja: a Fendt IDEAL estará disponível em oito opções diferentes, sendo que a IDEAL 9 não conta com o modo PL. Porém, a IDEAL 9 contará com a configuração máxima de eficiência em manipulação de grãos e, também, com um alimentador de quatro correntes em comparação com as usuais de três, o que pode elevar para o processador altas quantidades de MOG (Mather Other Grain, na sigla em inglês, ou Massa+Grão). 

Agricultura automatizada 
Entre uma série de inovações que acompanham todas as versões da linha de colheitadeiras, o sistema IDEALharvest® é um dos opcionais e o que mais chama a atenção pela inovação e grau de sofisticação, sendo a solução que mais se aplica ao mercado brasileiro e suas necessidades. A tecnologia foi desenvolvida especialmente para colheitas de alto rendimento, e envia o status de capacidade da unidade de trilha e limpeza em tempo real para a colheitadeira, usando sensores de massa acústica (batizados de MADS). Os sensores são instalados ao longo dos rotores e peneiras, detectando o fluxo de colheita dentro da máquina, bem como quaisquer perdas que possam ocorrer. 

O uso dos sensores MADS junto à câmera de qualidade de grãos permite que as perdas de grãos, a porcentagem de rachados e a pureza sejam exibidas, calculadas e detectadas. O agricultor pode ver na tela de um iPad, em tempo real, onde há mais material no processador, ajustando a colheita de acordo com as necessidades do local. 

“A proposta é que o operador não fique apenas focado nas questões operacionais e em todos os ajustes necessários para uma colheita efetiva, mas que ele passe a cumprir um papel gerencial. Por isso, a Fendt IDEAL não é somente uma nova máquina, mas a representação do futuro da agricultura, no Brasil e no mundo”, afirma Galli. 

Com a ajuda do IDEALharvest®, o operador pode selecionar sua estratégia de colheita personalizada entre grãos quebrados, perda de grãos e pureza, dentro de um triângulo exibido no iPad. A máquina, então, se ajusta continuamente com base nessas configurações e reage em tempo real às mudanças nas condições de colheita, podendo ajustar automaticamente o processador e o sistema de limpeza separação se houver quebra de grãos. 

Sobre a Fendt
A Fendt é a marca da AGCO Corporation que oferece a mais alta tecnologia e está voltada para os clientes mais exigentes. Os tratores e colheitadeiras Fendt podem ser encontrados trabalhando em empresas agrícolas, bem como em outras áreas interessantes de aplicação nos campos ao redor do mundo. Em muitas áreas da engenharia agrícola, a Fendt é pioneira no desenvolvimento de novas tendências. Os clientes da Fendt se beneficiam em primeira mão de sua tecnologia inovadora, criada para melhorar o desempenho, a eficiência e a lucratividade em seus negócios agrícolas. A AGCO Fendt emprega cerca de 5.400 profissionais nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, produção, serviços e administração em suas unidades de Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Hohenmölsen, Feucht, Waldstetten e Wolfenbüttel na Alemanha. Acesse: fendt.com; www.fendt.tv; www.facebook.com/fendtglobal; www.youtube.com/FendtTV;
www.instagram.com/fendt.global; blog.AGCOcorp.com/Fendt e twitter.com/AGCOcorp
.

Sobre a AGCO:
A AGCO (NYSE: AGCO) é líder mundial em concepção, fabricação e distribuição de soluções agrícolas e oferece soluções sustentáveis de alta tecnologia para produtores que alimentam o mundo por meio de uma linha completa de equipamentos e serviços relacionados. Os produtos da AGCO são vendidos por meio de cinco marcas principais: Challenger®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson® e Valtra®, apoiadas por soluções agrícolas inteligentes da Fuse®. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou receita líquida de vendas de US$ 9,1 bilhões em 2020. Para mais informações, acesse http://www.AGCOcorp.com. Para mais notícias, informações e novidades sobre eventos da empresa, siga-nos no Twitter: @AGCOCorp. Para informações financeiras no Twitter, siga a hashtag #AGCOIR

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO DA SOJA
Saca da soja acumula valorização de 13% em 12 meses, em MS
MANEJO APÍCOLA
A exemplo das abelhas, gestão e logística são essenciais na multiplicação dos enxames
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Cientistas combinam imagens multiespectrais com raios X para analisar sementes
GESTÃO DE RISCOS
Guia virtual orienta produtores sobre o funcionamento do seguro rural
MERCADO FINANCEIRO
Bolsa cai pelo segundo dia e perde 2,48% em agosto
CRÉDITO FUNDIÁRIO
Prazo para análise de financiamento de imóvel para agricultores familiares diminui para seis meses
ANÁLISE CEPEA
Dados oficiais do IBGE confirmam baixa oferta de animais para abate
ECONOMIA
MS tem crescimento populacional acima da média nacional, com agronegócio impulsionando interior
ARMAZENAMENTO
Conab tem 150 imóveis qualificados no PPI; Hortomercados do RJ estão incluídos
PERSPECTIVAS
Conab estima produção total de 289,6 milhões de toneladas de grãos para safra 2021/22