Menu
Busca quarta, 17 de agosto de 2022
(67) 99874-0557
SUINOCULTURA

Suinocultores de MS avançam índices de sustentabilidade e são reconhecidos por isso

4º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura supera expectativa de reúne mais de 500 produtores rurais em Dourados

23 maio 2022 - 15h13Por Asumas

A quarta edição do Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de Mato Grosso do Sul, bateu recorde e reuniu mais de 500 produtores rurais nesta sexta-feira (20), no municípios de Dourados. O evento que debateu os avanços da categoria, constatou altos níveis de sustentabilidade das granjas do estado, e as perspectivas para o segundo semestre do ano, que poderá aumentar a remuneração do produtor que seguir com critérios rígidos de gestão e questões ambientais.

continua depois da publicidade
Campanha Pantanal Agrícola 01 300x250

Segundo a Asumas – Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores, o volume de recursos recebidos pelos produtores rurais pelo Leitão Vida, programa do Governo do Estado de MS, que bonifica a sustentabilidade, entre outros critérios, poderá aumentar de forma significativa no segundo semestre, uma vez que o nível das granjas tem avançado vertiginosamente.

“A suinocultura sul-mato-grossense está bem sólida. Seu mercado não tem interferência internacional, uma vez que nossa produção acaba indo para produtos industrializados, que é comercializado aqui mesmo dentro do país. Mas temos uma perspectiva positiva, devido a nossa situação regional, os produtores estão cada vez mais técnicos e buscando inovações, com a gestão pessoal e ambiental em dia, isso nos apresenta um cenário favorável, com possível aumento de bonificação por meio de programas como o Leitão Vida”, explica o presidente da Asumas, Alessandro Boigues.

O Superintendente da Semagro, Rogério Beretta, destaca que na meta do Governo de MS, de atingir o status de carbono neutro, até 2030, a suinocultura terá papel fundamental. “É uma cadeia exemplo para as demais. O Governo tem tido uma adesão muita alta ao programa de incentivo e esses produtores estão evoluindo da categoria básica para intermediária, assim como os intermediários estão seguindo para a avançada, e com isso, a maioria tem conseguido atingir as métricas que o Governo do Estado estabelece. Somente em 2021 foram mais de R$ 50 milhões em incentivo pagos. Isso demonstra que a suinocultura está sim, alinhada e produzindo com tecnologia, atendendo a demanda por proteína animal, e atendendo a demanda pela busca de uma energia alternativa”.

Para alcançar esses objetivos o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, lembra que são necessários conhecimento técnico e ação política. “A Federação e o Senar/MS, junto com a Asumas, acompanha cerca de 150 produtores na cadeia suinícola, contribuindo com o gerenciamento da propriedade rural e aumentamos o nível de sustentabilidade. Produtores que estavam na casa dos 70%, a partir do momento passaram a ser acompanhado pelos ATeGs – Programas de Assistências Técnicas e Gerenciais, foram para 81%”, pontua. “A união das instituições, promove os avanços. Foi a parceria entre Governo do MS, Famasul e Asumas, que viabilizou o Leitão Vida, que traz metas concretas aos produtores rurais, para que consigam maiores lucratividades”, completa.

O Fórum da suinocultura foi realizado em parceria com o Sindicato Rural de Dourados e patrocinadores da iniciativa privada. Entre os destaques do evento, uma homenagem foi feita ao produtor rural Arão Antônio Moraes, que faleceu em fevereiro deste ano e ficou reconhecido como pai da suinocultura de Mato Groso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
Sindicato Rural de Campo Grande reúne palestrantes nacionais de 8 e 11 de junho
AGRICULTURA
Aprosoja/MS identifica avanço na qualidade dos fertilizantes utilizados na soja
Do Pantanal para o mundo
Bolsas de luxo, sustentabilidade e empoderamento no Pantanal
PROSOLO
Entidades e produtores se unem para recuperar áreas degradadas na região do Taquari
ANÁLISE IMEA
Óleo de soja valoriza com demanda externa
ANÁLISE CEPEA
Cotações do milho disparam no porto de Paranaguá-PR
GRÃOS
Colheita da soja está praticamente finalizada em Querência - MT
REFLEXOS DA GUERRA
Importações de fertilizantes de Belarus ao Brasil foram suspensas
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
No Irã, ministra mostra potencial de exportação de produtos brasileiros
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Tereza Cristina viaja ao Irã para ampliar as relações comerciais com o agro brasileiro