Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021
(67) 99874-0557
Campanha Estapi Art 01 super banner
SAÚDE ANIMAL

Mapa apresenta resultados e atualização do PNEFA

Dados serão debatidos em fórum nacional que será realizado durante a Expointer

28 agosto 2019 - 16h33Por MAPA*

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai apresentar os resultados dos dois primeiros anos do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), durante o I Fórum Nacional de Febre Aftosa que será realizado nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, na Expointer (RS).

continua depois da publicidade
A DE ABELHA - ALFABETIZAÇÃO 02
continua depois da publicidade
Programa de fidelização banner 02

O tema principal do Fórum será a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico do PNEFA.

Iniciado em 2017, o Plano tem o objetivo de criar e manter condições sustentáveis para garantir o status do Brasil como livre da febre aftosa sem vacinação e ampliar as zonas livres da doença sem vacinação.

Passados os dois primeiros anos, alguns pontos estão em andamento, como a finalização do georreferenciamento de estabelecimentos rurais e de interesse para a saúde animal, a correção das deficiências estruturais e operacionais das unidades veterinárias locais, e a definição e implementação de sistema eficiente de repasse de recursos para emergências zoossanitárias.

Também são consideradas ações prioritárias a implementação do banco de antígenos e de vacinas contra a febre aftosa, (Banvaco); a estabilidade de repasse de recursos financeiros federais e de fundos privados para os Serviços Veterinários Estaduais e o pleno funcionamento da Plataforma de Gestão Agropecuária com integração de cadastros, movimentações de rebanhos e postos de fiscalização. Outras demandas são o fortalecimento da vigilância na fronteira internacional, a implantação do fundo de emergência nacional e a promoção da educação e comunicação em saúde animal.

Sanidade Agropecuária

Nesta quinta-feira (29), também na Expointer, será realizada reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). O encontro terá início às 14h, na antiga Casa do Mapa/Embrapa, ao lado da RBS. Na reunião do Fonesa serão discutidas diversas pautas voltadas a sanidade agropecuária, entre elas, as ações voltadas para o programa de controle da Mosca da Carambola e da Peste Suína Clássica.

*Fonte: MAPA

Deixe seu Comentário

Leia Também

RECURSOS HÍDRICOS
MS mantém destaque nacional no cumprimento de metas da ANA na gestão de recursos hídricos
ENERGIA
Semagro entrega licença de operação para usina inédita movida a biomassa de eucaliptos
TECNOLOGIA
Sem tratamento antifúngico adequado, pecuarista pode perder até um terço da silagem
ECONOMIA
Valor da Produção Agropecuária de 2021 deve ser 12,4% maior que o do ano passado
INOVAÇÃO
Empresário cria cerveja à base de soja
BOLETIM DO SUÍNO
Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe
INTERNACIONAL
Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia
ANÁLISE CEPEA
Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021
MERCADO DO BEZERRO
Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses
COLHEITA DA SOJA
Com atraso, agricultores de MS começam a colheita