Menu
Busca sexta, 05 de março de 2021
(67) 99874-0557
Programa de fidelização banner 03
MERCADO DO BOI

JBS vai mesmo importar gado vivo do Paraguai?

Justificativa para a transação seria a pouca oferta de gado pronto para abate no mercado brasileiro

02 fevereiro 2021 - 20h59Por Agência Rural

Nas últimas semanas aumentaram as especulações sobre o interesse da gigante JBS em comprar boi gordo do país vizinho. Parece assunto novo, mas, a verdade é que a notícia ganhou destaque da mídia no fim de 2019, quando a companhia teria manifestado interesse em buscar boi vivo do Paraguai. Afinal, estaria a empresa pronta para negociar gado do outro lado da porteira?

continua depois da publicidade
Programa de fidelização banner 02

A Agência Rural foi em busca de respostas e constatou, por meio de fontes ligadas ao setor de carnes, que há mesmo o interesse da indústria em importar gado do Paraguai. Segundo apuração, os animais entrariam pela fronteira com Mato Grosso do Sul e seriam abatidos no estado de São Paulo. A justificativa para a transação seria a pouca oferta de gado pronto para abate no mercado brasileiro. Coincidências à parte, o assunto volta às rodas de bate-papo no momento em que a arroba do boi gordo rompe a barreira dos R$ 300,00 em SP.

Em Mato Grosso do Sul, a Superintendência Federal de Agricultura, confirmou que a JBS teria dado entrada nos papéis há cerca de um ano. A SFA informou, também, que a parte sanitária, da qual faz parte o processo, estaria em ordem. Por outro lado, falta a liberação de documentos importantes, como o protocolo de intenções, assinado pelos dois países. Em outras palavras, Brasil e Paraguai precisam avaliar as vantagens e a viabilidade do negócio, antes de baterem o martelo. Até a fechamento desta reportagem, nada havia sido oficializado.

Em nota, enviada nesta terça-feira (02), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que a importação de gado do Paraguai para o Brasil ainda não está autorizada. O tema, segundo a assesoria de comunicação do órgão, vem sendo tratado entre os Ministérios da Agricultura dos dois países. De acordo com o Mapa, não há informação de autorização específica para uma empresa. Por fim, a nota esclarece que "caso os entendimentos entre os ministérios do Brasil e do Paraguai venham a viabilizar a autorização de importação, o documento valerá para qualquer empresa que cumpra os requisitos sanitários estabelecidos".

A produção da Agência Rural entrou em contato com a assessoria de comunicação da JBS para falar sobre o interesse na importação de gado, mas, foi informada que a companhia não comenta o assunto.

Fonte: Agência Rural

Deixe seu Comentário

Leia Também

BOLETIM DO SUÍNO
Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe
INTERNACIONAL
Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia
ANÁLISE CEPEA
Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021
MERCADO DO BEZERRO
Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses
COLHEITA DA SOJA
Com atraso, agricultores de MS começam a colheita
EVOLUÇÃO
MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab
MERCADO DO BOI
Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS
ECONOMIA
Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias
ECONOMIA
Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
OPORTUNIDADE!
Agência Rural lança programa de fidelização de anunciantes