Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99874-0557
Campanha Agrinho 11-10 10-09
OPORTUNIDADE!

Embrapa realiza curso sobre pecuária de leite para jornalistas

O objetivo é apresentar, de modo claro e direto, os aspectos econômicos, sociais, políticos, ambientais e nutricionais da produção de leite e derivados

05 julho 2021 - 14h50

A Embrapa Gado de Leite está realizando a segunda edição do curso sobre cadeia produtiva do leite. O evento é destinado a jornalistas, influenciadores digitais e comunicadores em geral. Profissionais de marketing de empresas, entidades de classe e órgãos públicos e privados também estão convidados a participar. O curso será realizado entre os dias 5 de julho e 3 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo site https://cutt.ly/leiteparacomunicadores.

continua depois da publicidade
Campanha Agrinho 11-10 10-09

“O objetivo é apresentar, de modo claro e direto, os aspectos econômicos, sociais, políticos, ambientais e nutricionais da produção de leite e derivados, negócio que fatura R$ 100 bilhões ao ano e gera mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos em todos os municípios do Brasil”, explica o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite e um dos idealizadores do evento, Paulo do Carmo Martins. Além de contribuir para difundir as informações sobre a cadeia produtiva do leite, o curso pretende possibilitar uma interação com pesquisadores e profissionais do setor, visando desmistificar pontos polêmicos sobre leite e seus derivados.

Devido à pandemia de coronavírus, as atividades serão realizadas à distância, nas segundas e terças-feiras, de 19h às 20h40 (10 encontros virtuais de 1h40 cada). O curso é dividido em cinco módulos temáticos, apresentados por pesquisadores da Embrapa e demais especialistas do setor. Sempre haverá a participação de no mínimo dois especialistas na primeira hora, seguido de 40 minutos de conversa e formato de coletiva. Ao final, os participantes receberão certificados emitidos pela Embrapa Gado de Leite.

Comunicadores e profissionais das empresas e entidades parceiras da Embrapa Gado de Leite, Texto Comunicação, Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, Associação Brasileira dos Produtores de Leite e movimento [email protected] têm participação gratuita. Os vouchers devem ser solicitados pelos e-mails: [email protected] e [email protected] Os demais participantes pagam R$ 925,00, que podem ser parcelados em até 12 vezes.

Confira abaixo a programação do II curso “Tudo que você sempre quis entender sobre a cadeia do leite”:

Módulo 1 - Decifrando o Mercado

- Produção: Perfil dos produtores e laticínios. Onde se produz leite no Brasil. Mais leite com menos produtores, a tendência. Porque não exportamos leite. O Leite como negócio

- Consumo: Desmitificando o Leite como alimento. Pandemia, queijos e tweets. O consumo está mudando. O que há de novo nas gôndolas. Os novos mercados: Leite A2, Leite orgânico, Leite Vegano e Leite Sintético.

DIA 05/07 – Entendendo a Dimensão desse negócio

DIA 06/07 – Quem é esta persona? Entendendo o consumidor de leite

 

Módulo 2 - Interagindo com o Novo Mundo

- ESG: O que é esta sigla, como surgiu e como pode impactar o mercado de leite. As exigências do novo consumidor e como isso muda o modo de produzir leite. O efeito “pum da vaca” na camada de ozônio e o leite sem culpa. O que é Agricultura Regenerativa. Rumo ao Leite Baixo Carbono e ao Leite Carbono Neutro. Resíduos e reuso na produção.

12/07 – ESG ou Como Tornar Vacas e Pessoas Felizes?

13/07 – Leite Carbono Neutro

 

Módulo 3 - Conhecendo como elas vivem

- Lar das Vacas: Conhecendo os diferentes sistemas para produzir leite: Leite Verde, Free Stall e Compost Barn. Conhecendo as categorias etárias dos animais. Entendendo a nutrição das bezerras e vacas as e as alternativas de alimentação. Nosso diferencial com as forrageiras Made in Brazil.

19/07 – Os diferentes sistemas de produção de Leite

20/07 – O que tem para comer?

 

Módulo 4 - Mapeando o Corpo Delas

De onde vêm as bezerras: conhecendo a reprodução das vacas. Teste de Progênie. Sêmen sexado. Uso da ferramenta genômica. As diferentes raças. Mastite, Brucelose, Tuberculose, Carrapatos. Biossegurança e Biosseguridade.

26/07 – Conversando sobre o Sexo das Vacas

27/07 – A saúde delas e a nossa saúde

 

Módulo 5 - Afinal, vamos falar de leite!

Porque bebemos leite. O que é qualidade do leite. A gordura do leite. As inovações na indústria. Falando de queijo. Como se forma o preço do leite. Os mercados nacional e internacional. Conflitos entre produtor e indústria. Leite é assunto de Estado? Políticas públicas para o leite no mundo. Inovação Aberta. Novos modelos de negócios.

02/08 – Qualidade do Leite e políticas para o setor

03/08 – Estes jovens e suas startups disruptivas

* Conteúdo: Mapa

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAFRA DE MILHO
Com 109 sacas, por hectare, Alcinópolis tem a maior produtividade média de MS, na safrinha
ANÁLISE CEPEA
Com novo reajuste, preço do ovo branco se aproxima do recorde nominal
SAFRA DE SOJA 21/22
Incertezas com relação ao comportamento do clima esfriam expectativas de super safra em MS
MERCADO DA SOJA
Saca da soja acumula valorização de 13% em 12 meses, em MS
MANEJO APÍCOLA
A exemplo das abelhas, gestão e logística são essenciais na multiplicação dos enxames
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Cientistas combinam imagens multiespectrais com raios X para analisar sementes
GESTÃO DE RISCOS
Guia virtual orienta produtores sobre o funcionamento do seguro rural
MERCADO FINANCEIRO
Bolsa cai pelo segundo dia e perde 2,48% em agosto
CRÉDITO FUNDIÁRIO
Prazo para análise de financiamento de imóvel para agricultores familiares diminui para seis meses
ANÁLISE CEPEA
Dados oficiais do IBGE confirmam baixa oferta de animais para abate