Menu
Busca domingo, 01 de agosto de 2021
(67) 99874-0557
Campanha Estapi Art 01 super banner
GENOTIPAGENS

Com apoio do Mapa, ABCZ vai ampliar processo de avaliação genômica do gado zebu brasileiro

Associação já realizou, em parceria com a Embrapa, mais de 82 mil genotipagens, e tem a expectativa de chegar a 400 mil nos próximos três anos

01 agosto 2019 - 16h02Por MAPA*

Por determinação da ministra Tereza Cristina, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai ajudar a obter os recursos necessários para a ampliação do Projeto Genômica, desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e pela Embrapa. A avaliação genômica tem o objetivo de melhorar a qualidade do bovino e selecionar animais geneticamente superiores.

continua depois da publicidade
ANUNCIO IMPACT 728X60 INSERÇÃO 03 OK
continua depois da publicidade
ANUNCIO IMPACT 300X250 INSERÇÃO 03

A ministra se reuniu nesta terça-feira (1º) com a diretoria da ABCZ, em Brasília, e disse que é importante levar adiante o processo de genotipagem do zebu brasileiro, para aumentar sua qualidade e ampliar o mercado de exportação de carnes do país.

A ABCZ  informou à ministra que já realizou a avaliação genômica de mais de 82 mil exemplares de zebu, e tem a meta de chegar a 400 mil genotipagens e ultrassonografias de carcaça nos próximos três anos, em parceria com a Embrapa. “Não podemos deixar que o Brasil perca a liderança mundial na genética do gado zebu”, disse o superintendente da entidade, Jairo Machado Borges Furtado. Para ele, há grande possibilidade de aumentar o mercado mundial de zebu, já que a produção de angus tem pouca possibilidade de expansão no Hemisfério Norte.

Na reunião, também foi discutida a certificação zootécnica para liberação da comercialização de sêmen de touros e o protocolo entre Brasil e Índia para exportação de embriões. O ministério vai elaborar uma nova recomendação técnica para a certificação dos reprodutores. A ministra pediu ao diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Agropecuários, Geraldo Moraes, um estudo sobre o assunto.

A ministra recebeu de presente uma réplica dourada da vaca sagrada indiana, a Nandi, além de troféus comemorativos dos 100 anos da ABCZ e da 85ª ExpoZebu, realizada em Uberaba (MG), no fim de abril.

*Fonte: MAPA

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPECIAL PUBLICITÁRIO
Fendt IDEAL: nenhuma outra colheitadeira oferece mais tecnologia e potência
SISTEMAS ALIMENTARES
Combate à fome e papel das mulheres na produção de alimentos são temas de evento em Roma
SEGURANÇA ALIMENTAR
PAA já entregou mais de 570 toneladas de alimentos para doação em MS
ANÁLISE CEPEA
Queda externa interrompe movimento de alta dos preços da soja no Brasil
ECONOMIA
MS se mantém na liderança da exportação de tilápia no primeiro semestre de 2021
FINANÇAS
Com informação, orçamento familiar tem melhora de até 70% na rentabilidade
MERCADO INTERNACIONAL
Temor com variante delta eleva dólar para R$ 5,25
ANÁLISE CEPEA
Indicador do milho se aproxima de R$100/sc
ESPECIAL PUBLICITÁRIO
90 Anos da Fendt e 25 anos da transmissão vario
ANÁLISE CEPEA
Preço da soja volta a subir com força no Brasil