Menu
Busca terça, 19 de outubro de 2021
(67) 99874-0557
DE OLHO NA DEMANDA

Veterinários buscam manter o potencial produtivo dos suínos em MS

Valorização do quilo do suíno pago aos produtores já supera os 27%

27 novembro 2019 - 14h47Por Agro Agência*

Na avaliação da demanda da carne suína sul-mato-grossense, nos mercados internos e externos, verifica-se um avanço mensal neste ano, assim como os abates que, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),  já supera o número de 1,58 milhão de animais entre janeiro e outubro de 2019, cerca de 0,52% a mais que os animais abatidos no mesmo período do ano passado.

Já o preço do suíno pago ao produtor rural, segundo a Associação Sul-matogrossense de Suinocultores (Asumas), passou de R$ 3,23 em janeiro deste ano e atinge R$ 4,10 em novembro, uma alta de 27%.

De olho na demanda crescente, estimulada também pela peste suína africana que acabou com o rebanho chinês, veterinários em Mato Grosso do Sul se mobilizam para se capacitarem, a fim de manter o status sanitário dos suínos e o potencial produtivo.

A Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves/MS) reunirá cerca de 50 profissionais, em São Gabriel do Oeste, durante o curso: Diagnóstico anatomopatológico de doenças entéricas respiratórias e reprodutivas de suínos. “Nosso objetivo é sequenciar a educação continuada dos profissionais médicos veterinários, especialistas em Suínos, profissionalizando todos de forma que as granjas estejam sempre prontas para atender as exigências de mercado”, pontua o presidente da Abraves/MS, Carlos Carrijo.

“Essa capacitação atualizará os profissionais no correto diagnóstico das enfermidades reprodutivas, respiratórias e entéricas dos suínos, que são as doenças mais comuns na suinocultura”, completa Carrijo.

O evento que reunirá doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professores da Universidade Federal de Mato Grosso e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os conteúdos vão de técnicas de necropsia, coleta de amostras e monitoramento de doenças (teórico e prático) até diagnósticos de doenças entéricas e respiratórias.

Para se inscrever os veterinário devem acessar o link: bit.ly/abravesms. O curso acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, na sede da Associação Comercial de São Gabriel do Oeste (Acisga).

*Fonte: Agro Agência

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAFRA DE MILHO
Com 109 sacas, por hectare, Alcinópolis tem a maior produtividade média de MS, na safrinha
ANÁLISE CEPEA
Com novo reajuste, preço do ovo branco se aproxima do recorde nominal
SAFRA DE SOJA 21/22
Incertezas com relação ao comportamento do clima esfriam expectativas de super safra em MS
MERCADO DA SOJA
Saca da soja acumula valorização de 13% em 12 meses, em MS
MANEJO APÍCOLA
A exemplo das abelhas, gestão e logística são essenciais na multiplicação dos enxames
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Cientistas combinam imagens multiespectrais com raios X para analisar sementes
GESTÃO DE RISCOS
Guia virtual orienta produtores sobre o funcionamento do seguro rural
MERCADO FINANCEIRO
Bolsa cai pelo segundo dia e perde 2,48% em agosto
CRÉDITO FUNDIÁRIO
Prazo para análise de financiamento de imóvel para agricultores familiares diminui para seis meses
ANÁLISE CEPEA
Dados oficiais do IBGE confirmam baixa oferta de animais para abate