Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021
(67) 99874-0557
DE OLHO NA DEMANDA

Veterinários buscam manter o potencial produtivo dos suínos em MS

Valorização do quilo do suíno pago aos produtores já supera os 27%

27 novembro 2019 - 14h47Por Agro Agência*

Na avaliação da demanda da carne suína sul-mato-grossense, nos mercados internos e externos, verifica-se um avanço mensal neste ano, assim como os abates que, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),  já supera o número de 1,58 milhão de animais entre janeiro e outubro de 2019, cerca de 0,52% a mais que os animais abatidos no mesmo período do ano passado.

Já o preço do suíno pago ao produtor rural, segundo a Associação Sul-matogrossense de Suinocultores (Asumas), passou de R$ 3,23 em janeiro deste ano e atinge R$ 4,10 em novembro, uma alta de 27%.

De olho na demanda crescente, estimulada também pela peste suína africana que acabou com o rebanho chinês, veterinários em Mato Grosso do Sul se mobilizam para se capacitarem, a fim de manter o status sanitário dos suínos e o potencial produtivo.

A Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves/MS) reunirá cerca de 50 profissionais, em São Gabriel do Oeste, durante o curso: Diagnóstico anatomopatológico de doenças entéricas respiratórias e reprodutivas de suínos. “Nosso objetivo é sequenciar a educação continuada dos profissionais médicos veterinários, especialistas em Suínos, profissionalizando todos de forma que as granjas estejam sempre prontas para atender as exigências de mercado”, pontua o presidente da Abraves/MS, Carlos Carrijo.

“Essa capacitação atualizará os profissionais no correto diagnóstico das enfermidades reprodutivas, respiratórias e entéricas dos suínos, que são as doenças mais comuns na suinocultura”, completa Carrijo.

O evento que reunirá doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professores da Universidade Federal de Mato Grosso e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os conteúdos vão de técnicas de necropsia, coleta de amostras e monitoramento de doenças (teórico e prático) até diagnósticos de doenças entéricas e respiratórias.

Para se inscrever os veterinário devem acessar o link: bit.ly/abravesms. O curso acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, na sede da Associação Comercial de São Gabriel do Oeste (Acisga).

*Fonte: Agro Agência

Deixe seu Comentário

Leia Também

RECURSOS HÍDRICOS
MS mantém destaque nacional no cumprimento de metas da ANA na gestão de recursos hídricos
ENERGIA
Semagro entrega licença de operação para usina inédita movida a biomassa de eucaliptos
TECNOLOGIA
Sem tratamento antifúngico adequado, pecuarista pode perder até um terço da silagem
ECONOMIA
Valor da Produção Agropecuária de 2021 deve ser 12,4% maior que o do ano passado
INOVAÇÃO
Empresário cria cerveja à base de soja
BOLETIM DO SUÍNO
Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe
INTERNACIONAL
Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia
ANÁLISE CEPEA
Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021
MERCADO DO BEZERRO
Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses
COLHEITA DA SOJA
Com atraso, agricultores de MS começam a colheita