Menu
Busca domingo, 26 de setembro de 2021
(67) 99874-0557
SENAR-MS Campanha Prevenção Incêndios 2021
OPERAÇÃO HÓRUS

Polícia apreende três caminhões com gado contrabandeado do Paraguai

Veículos transportavam 120 animais e foram interceptados em Ponta Porã, MS

23 setembro 2020 - 21h10Por Agência Rural*

A Polícia de Mato Grosso do Sul apreendeu, nesta quarta-feira (23), três caminhões carregados com 120 bovinos, em Ponta Porã, divisa com o Paraguai. Segundo os policiais, a carga estaria sendo contrabandeada do país vizinho.

continua depois da publicidade
ANUNCIO IMPACT 728X60 INSERÇÃO 03 OK
continua depois da publicidade
Campanha Fendt última semana de Setembro Square

O carregamento foi interceptado por uma ação conjunta da Operação Hórus, com intervenção da Polícia Federal, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal - Iagro, Ministério da Agricultura e policiais do Departamento de Operações de Fronteira - DOF. Os veículos foram parados no posto fiscal, entre os municípios de Vista Alegre e Ponta Porã. Os agentes constataram que a Guia de Trânsito Animal - GTA, documento obrigatório para o transporte de gado no Estado, era falsificada e os animais oriundos do Paraguai.

A propriedade rural que constava na nota falsa como destino dos animais, foi bloqueada do sistema de trânsito da Iagro e vai passar por fiscalização da unidade volante. Por não terem origem conhecida e entrarem no Brasil de maneira ilegal, os animais serão enviados ao abate sanitário. Quatro homens que foram flagrados, fazendo o transporte do gado, acabaram detidos.

Em nota, o diretor-presidente da Iagro, Danie Ingold, explicou que a ação faz parte do fortalecimento do controle de trânsito animal e segue as ações previstas no PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa). Na mesma nota, enviada à impresa, o Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck, lembrou que Mato Grosso do Sul está passando por um período rígido de fiscalização para retirada da obrigatoriedade da vacina contra a febre aftosa. “Nós temos uma meta de retirar a vacina e sermos livre de febre aftosa sem vacinação e, para isso, temos de ser efetivos na fiscalização dos animais. Não podemos permitir riscos para a sanidade animal, como é o caso desses animais apreendidos hoje”, afirmou Verruck.

Pnefa

O Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como objetivo principal “criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira”. Foi delineado para ser executado em um período de 10 anos, iniciando em 2017 e encerrando em 2026.

Está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), convergindo com os esforços para a erradicação da doença na América do Sul. Um dos seus objetivos é a substituição gradual da vacinação contra a febre aftosa, em todo o território brasileiro, que implica na adoção de diversas ações a serem desenvolvidas em âmbito municipal, estadual e nacional, com o envolvimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO), setor privado, produtores rurais e agentes políticos.

* Com informações da Semagro e SFA-MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO DA SOJA
Saca da soja acumula valorização de 13% em 12 meses, em MS
MANEJO APÍCOLA
A exemplo das abelhas, gestão e logística são essenciais na multiplicação dos enxames
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Cientistas combinam imagens multiespectrais com raios X para analisar sementes
GESTÃO DE RISCOS
Guia virtual orienta produtores sobre o funcionamento do seguro rural
MERCADO FINANCEIRO
Bolsa cai pelo segundo dia e perde 2,48% em agosto
CRÉDITO FUNDIÁRIO
Prazo para análise de financiamento de imóvel para agricultores familiares diminui para seis meses
ANÁLISE CEPEA
Dados oficiais do IBGE confirmam baixa oferta de animais para abate
ECONOMIA
MS tem crescimento populacional acima da média nacional, com agronegócio impulsionando interior
ARMAZENAMENTO
Conab tem 150 imóveis qualificados no PPI; Hortomercados do RJ estão incluídos
PERSPECTIVAS
Conab estima produção total de 289,6 milhões de toneladas de grãos para safra 2021/22