Menu
Busca segunda, 27 de setembro de 2021
(67) 99874-0557
SENAR-MS Campanha Prevenção Incêndios 2021
TROCA DE INFORMAÇÕES

Pecuária é o assunto do dia para os produtores de MT na Missão Técnica aos Estados Unidos

A Missão é realizada pelo Sistema Famato, Senar e Imea

30 agosto 2019 - 16h12Por Famato*

Na Fazenda Miller Brothers, visitada quinta-feira (29.08) pelo grupo de produtores de Mato Grosso que participa da Missão Técnica dos Estados Unidos 2019, três gerações vivem e trabalham na propriedade. A Missão é realizada pelo Sistema Famato/Senar/Imea.

continua depois da publicidade
Campanha Fendt última semana de Setembro liderboard
continua depois da publicidade
SENAR-MS  Campanha Prevenção Incêndios 2021

O produtor rural Chris Miller, que também é deputado estadual, opera a fazenda com a assistência de seu pai, Max, e de seus filhos, Max JC e Isaac. Além de Chris, dois outros produtores que são parlamentares também fizeram questão de compartilhar informações e conhecimentos com os mato-grossenses.

Chris Miller conta que passou sua carreira agrícola buscando implementar as melhores práticas econômicas e ambientais e está empolgado em fazer a transição para a agricultura orgânica. Chris está usando culturas de cobertura e pastoreio rotacional para produzir um ambiente mais saudável na fazenda.

Ele está trabalhando para criar um animal de corte mais eficiente. Além de vender carne bovina, Chris é produtor de estoque de sementes para outros agricultores interessados em criar animais que prosperam em um ambiente baseado em forragens.

O Filho de Chris, Max JC Miller, conta que na propriedade são 830 acres (335 hectares), de lavoura e 220 acres (89 hectares), de pastagens e reflorestamento. “Estamos tentando ser bastante eficientes no uso do solo. Fazemos a rotação de cultura com soja, milho e estamos experimentando o trigo”, explica.

O grupo também visitou a propriedade de Steve Foglesong, que já foi presidente da Associação de Gado de Corte de Illinois.  Ele conta que a empresa rural Black Gold Cattle Company começou suas operações em 1994, com um pequeno rebanho em terras arrendadas. Atualmente, é uma empresa próspera, que envolve cria e confinamento de gado de corte. A produtividade do confinamento é de 64%.

O que chamou a atenção do grupo da missão nesta fazenda foi o galpão de confinamento coberto, com o piso de concreto e com uma cobertura de borracha, o que elimina os riscos climáticos e a lama. Essa estrutura aumenta a eficiência do ganho de peso. O prédio do confinamento permite que o gado tome sol durante o inverno e permaneça na sombra durante o verão, eliminando o estresse do desconforto térmico.

Para o pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Walmir Coco, a novidade na propriedade de Steve foi o piso do galpão de confinamento. “Além disso, tivemos a oportunidade de ver várias alternativas que ele utiliza para baratear seu custo de produção e é isso que todos nós buscamos”.

O presidente do Sindicato de Alta Floresta conta ainda que a desmama aos 11 meses, manejo utilizado por Steve, foi outra coisa que chamou a sua atenção. “Eu comecei a fazer, mas ver que dá certo e funciona é muito importante e me deu mais segurança para continuar o processo”.

Já para o pecuarista e diretor do Sindicato Rural de Arenapolis, Alfredo Souto e Silva Filho, as duas propriedades visitadas são totalmente diferentes. “Mas as duas têm bom aproveitamento de espaço e tecnologias que contribuem com o aumento de produtividade”. Ele acrescenta ainda que visitar estas propriedades e trocar informações com os produtores é uma forma de se capacitar. “Conhecimento e informação são sempre bem-vindos”.

*Famato

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO DA SOJA
Saca da soja acumula valorização de 13% em 12 meses, em MS
MANEJO APÍCOLA
A exemplo das abelhas, gestão e logística são essenciais na multiplicação dos enxames
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Cientistas combinam imagens multiespectrais com raios X para analisar sementes
GESTÃO DE RISCOS
Guia virtual orienta produtores sobre o funcionamento do seguro rural
MERCADO FINANCEIRO
Bolsa cai pelo segundo dia e perde 2,48% em agosto
CRÉDITO FUNDIÁRIO
Prazo para análise de financiamento de imóvel para agricultores familiares diminui para seis meses
ANÁLISE CEPEA
Dados oficiais do IBGE confirmam baixa oferta de animais para abate
ECONOMIA
MS tem crescimento populacional acima da média nacional, com agronegócio impulsionando interior
ARMAZENAMENTO
Conab tem 150 imóveis qualificados no PPI; Hortomercados do RJ estão incluídos
PERSPECTIVAS
Conab estima produção total de 289,6 milhões de toneladas de grãos para safra 2021/22