A guerra na Ucrânia completa uma semana e com reflexos diretos ao agronegócio brasileiro. Nessa terça-feira (01) representantes de Belarus teriam informado o Brasil sobre o impedimento de enviar novas cargas de fertilizantes. Segundo apuração da CNN Brasil, a diplomacia bielorussa afirmou que o fornecimento teria sido interrompido por causa de um bloqueio feito pela Lituânia.
As informações repassadas ao canal de notícias pela Embaixada de Belarus explicam que " o lado lituano proibiu o trânsito sob pretextos políticos rebuscados e declarou que o trânsito de fertilizantes de potássio bielorussos para o Brasil, entre outras coisas, ameaçava a segurança nacional da Lituânia”.
À CNN, o Ministério da Agricultura teria dito que mantém contato desde quinta-feira (24) com exportadores do produto e diplomatas brasileiros para avaliar o impacto do conflito sobre a balança comercial brasileira.
A grande preocupação do setor produtivo é com uma possível interrupção também das exportações pela Rússia, o que poderia causar elevação no preço dos fertilizantes. O país é responsável por cerca de 23% das importações brasileiras do produto. Ao mesmo tempo, o Brasil tenta aumentar a importação de países como Canadá e Irã para suprir a demanda nacional.
* Com informações da CNN - Brasil
Deixe seu Comentário
Leia Também

Óleo de soja valoriza com demanda externa

Cotações do milho disparam no porto de Paranaguá-PR

Colheita da soja está praticamente finalizada em Querência - MT

No Irã, ministra mostra potencial de exportação de produtos brasileiros

Tereza Cristina viaja ao Irã para ampliar as relações comerciais com o agro brasileiro

Pantanal Agrícola fecha parceria com Agência Rural para geração de conteúdo exclusivo

Município mais rico do agronegócio de Mato Grosso do Sul agora tem concessionária de gigante alemã

Custos e perdas pressionam preço da soja em MS

Mato Grosso do Sul tem apenas 36% das lavouras de soja em boas condições
