Menu
Busca segunda, 24 de janeiro de 2022
(67) 99874-0557
CAMPANHA FENDT CONTRATO 02
MERCADO EXTERNO

Balança comercial de Mato Grosso do Sul acumula superávit de US$ 3,8 bilhões no ano

Comparado com o superávit verificado no mesmo período do ano passado, o valor é superior em 8,56%

09 novembro 2021 - 09h02Por Semagro

Os resultados do setor externo de Mato Grosso do Sul mostraram um superávit acumulado no ano de US$ 3,8 bilhões de janeiro a outubro de 2021, conforme demonstram os dados da Carta de Conjuntura nº 72 elaborada pelo setor de Estatística da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com informações da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

continua depois da publicidade
Campanha Pantanal Agrícola 01 300x250

Comparado com o superávit verificado no mesmo período do ano passado, o valor é superior em 8,56%. Esses resultados são fruto, principalmente, das exportações de soja (35,87% da pauta) e celulose (21,77% da pauta), que lideram as exportações do Estado. Destacam-se ainda o crescimento das exportações de produtos de origem animal (carne bovina (22,97%) e carne de aves (33,2%)); e derivados da soja (55,9%) que estão em alta no mercado internacional.

“O quadro é de estabilidade com viés de alta para a maioria dos produtos. A exceção é o milho, que apresentou queda nas exportações devido à safra ruim causada pelas más condições do clima. Já o volume exportado de soja e continua crescendo. No geral temos uma balança equilibrada, atestando a segurança de nossa economia”, pontuou o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna.

A China permanece como principal destino das exportações com 47,22% dos valores exportados, embora em termos percentuais esteja um pouco abaixo do apurado no mesmo período do ano passado (47,8%). Apresentaram crescimento nas exportações o Egito (+63,4%) e Estados Unidos (+58,82%). O município de Três Lagoas, onde se concentram as fábricas de celulose) continua como principal exportador de produtos com 36,07% da pauta do Estado.

Carta de Conjuntura

As Cartas de Conjuntura do Setor de Exportação são instrumentos informativos que servem de fonte de referência para investidores, analistas de mercado, jornalistas e pesquisadores. A publicação é mensal, disponibilizada na página da Semagro na Internet e é baseada nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Por: João Prestes
* Conteúdo: Semagro

Deixe seu Comentário

Leia Também

CURIOSIDADE
ORIGENS DA SOJA: Da antiguidade à revolução econômica global
ECONOMIA
Incentivo do Governo viabiliza reativação de indústria esmagadora de soja, em Bataguassu
QUALIFICAÇÃO
Quer aprender noções básicas sobre cogumelos? Se liga, Embrapa oferece curso de graça
ANÁLISE CEPEA
Embarques de carne suína seguem firmes, mas, preço interno cai
ESTIAGEM
Ministra da agricultura vai visitar propriedades rurais afetadas pela seca, em MS
CLIMA
Meteorologia prevê tempo instável no nordeste de MT, nesta quinta-feira
CLIMA
Meteorologia previu problemas com a safra de soja, em MS
SECA
Estiagem prolongada reduz estimativa de produção da soja na safra 21/22, em MS
PESQUISA
Cientistas desenvolvem corante natural vermelho-violeta intenso a partir da pitaia
MERCADO DA SOJA
Preço da soja, em MS, recua 8,4% em 12 meses