Menu
Busca quinta, 30 de junho de 2022
(67) 99874-0557
INOVAÇÃO

Empresário cria cerveja à base de soja

Receita é inspirada no regionalismo e na disponibilidade de matéria-prima

08 abril 2021 - 11h28Por Agroa

Regionalidade é o ponto forte da cervejaria Moagem, que se inspirou em elementos locais para criação de cervejas artesanais, com identidade sul-mato-grossense. Com opções que levam tereré e guavira na base da cerveja, o empresário Felipe Zuffo, observou o “quintal de casa”, e criou também a Soy Bier, que leva grãos de soja da região de São Gabriel do Oeste, na sua composição.

continua depois da publicidade
Campanha Pantanal Agrícola 01 300x250

 “Os países mais desenvolvidos tiveram cerveja como um elemento diário na vida das pessoas, e regional. As receitas eram baseadas nesse regionalismo. Muitos estilos de cerveja surgiram disso, de fatores regionais, mundo afora. O equipamento que se tinha disponível na região, o conhecimento e técnicas para produção, e muitas vezes também os ingredientes disponíveis, eram fatores predominantes que definiam o produto final”, explica Felipe Zuffo. “Então, baseado nisso, desde o começo somos inspirados pelo regionalismo da cerveja, e investimos em ingredientes locais. A soja chega da mesma forma, por sermos um estado onde essa cultura é muito explorada”, completa

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), André Dobashi, além da ideia de se criar uma cerveja com soja ser genial, com aposta na nossa produção local, a ação comprova o dinamismo dos grãos produzidos na região. “A soja está mais presente no nosso dia a dia, mais do que imaginamos. Óleo de cozinhParaa, manteiga, shoyu, no formato de farinha, de queijo, suplemento proteico,2 entre muitos outros. A versatilidade faz com que os derivados do grão, entrem na casa dos brasileiros, de todas as classes sociais, da cesta básica ao cardápio mais sofisticado”, sinaliza Dobashi.

“A cerveja faz parte das confraternizações brasileiras e a soja tem atingido safras recordes consecutivas, pela eficiência do produtor aliada à evolução científica. Isso pode estimular um casamento perfeito, a médio prazo”, aposta o presidente da Aprosoja/MS. 

Quanto a cerveja, tem sua soja selecionada na base, em São Gabriel do Oeste, pelo próprio agrônomo e agricultor Nilsso Zuffo, pai do Felipe. Nilsso detém uma empresa de pesquisa e consultoria agrícola e fechou essa parceria de sucesso com o filho, que já chegaram produzir mil litros da cerveja em um só mês. A comercialização da Soy Bier ainda é local, apenas em Mato Grosso do Sul, mas em breve deve ganhar novos rumos, ao depender do empenho dos empresários.

* Conteúdo Agroa

Deixe seu Comentário

Leia Também

TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
Sindicato Rural de Campo Grande reúne palestrantes nacionais de 8 e 11 de junho
AGRICULTURA
Aprosoja/MS identifica avanço na qualidade dos fertilizantes utilizados na soja
Do Pantanal para o mundo
Bolsas de luxo, sustentabilidade e empoderamento no Pantanal
SUINOCULTURA
Suinocultores de MS avançam índices de sustentabilidade e são reconhecidos por isso
PROSOLO
Entidades e produtores se unem para recuperar áreas degradadas na região do Taquari
ANÁLISE IMEA
Óleo de soja valoriza com demanda externa
ANÁLISE CEPEA
Cotações do milho disparam no porto de Paranaguá-PR
GRÃOS
Colheita da soja está praticamente finalizada em Querência - MT
REFLEXOS DA GUERRA
Importações de fertilizantes de Belarus ao Brasil foram suspensas
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
No Irã, ministra mostra potencial de exportação de produtos brasileiros