Restando apenas 2,2% do estoque de grãos da última safra nos armazéns, o preço da soja vai trilhando um caminho jamais visto em Mato Grosso do Sul. Nesta semana, a saca de 60kg registrou ofertas de R$ 134,50 na praça de São Gabriel do Oeste. O valor representa um aumento de 80% na comparação com agosto de 2019.
Mas, o que está provocando este aumento sem precedentes? O consultor de mercado Aldo Barrigosse, explica que são vários os motivos. "Os preços altos da soja são provocados por estoque enxuto, fazendo com que indústrias nacionais se disponham a pagar por novos lotes, o equivalente aos valores praticados do produto nos portos. Outro fator importante é o aumento da demanda internacional. De janeiro a julho de 2020 as exportações de soja de Mato Grosso do Sul cresceram 52%, tendo a China como maior comprador". O consultor também aponta a alta do dólar, que valorizou 40% sobre o Real neste ano. " Esse cenário faz o agricultor receber mais pelo seu produto e, em contrapartida, isso se transforma em mais investimento no campo", finaliza Aldo.
Ingrediente de peso
O complexo soja tem um peso muito importante entre os ingredientes que compõem as principais receitas do agro. Além de matéria-prima para a fabricação de óleo comestível e biodiesel, o grão também forma a base da ração de suínos, aves e bovinos. E a demanda aquecida por proteína animal tem ocasionado uma grande corrida em busca dos grãos. O farelo de soja, por exemplo, registra aumento de quase 100%. Em algumas regiões de Mato Grosso do Sul, a tonelada já é comercializada na casa dos R$ 2 mil reais.
Resta saber como o mercado vai se comportar até o fim do ano. O certo é que a soja da nova safra, em MS, só vai chegar aos armazéns no fim de janeiro - no caso das cultivares mais precoces. Até lá, quem precisar de soja de maneira mais urgente terá que pagar pelo preço de balcão.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe

Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia

Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021

Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses

Com atraso, agricultores de MS começam a colheita

MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab

Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS

Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
