Com 28 e 22 registros de ferrugem asiática, Paraná e Mato Grosso do Sul, respectivamente, lideram os focos da doença no Brasil. Os dados são da safra 2019/20 e constam na plataforma Consórcio Antiferrugem, administrada pela Embrapa Soja.
Rio Grande do Sul que ao final da safra passada liderou o ranking com 127 registros, até o momento, na safra 2019/20 está com apenas uma ocorrência.
Segundo especialistas a doença continua se manifestando em grande escala no país devido o perfil mutante do fungo, que se torna resistente a diversos defensivos. E constantemente são desenvolvidas novas fórmulas mais eficientes para o combate da ferrugem asiática e outras doenças, a fim de manter a produtividade da soja ou minimizar os impactos.
Em 2019 a Bayer divulgou os primeiros resultados de um estudo em andamento, que que faz parte do consórcio de mapeamento do genoma da ferrugem da soja. Conseguiram identificar o DNA da ferrugem, que possibilitará entender como funciona o fungo e facilitará o controle.
Entre as tecnologias mais eficientes no mercado para o combate da doença está o Fox Xpro, que segundo a Bayer na safra 2018/2019, as propriedades que utilizaram garantiram 3 sacos de soja a mais, em média. E além da ferrugem, o fungicida ataca também antracnose, cercosporiose, mancha alvo, mancha-parda, mofo-branco e oídio.
Segundo Paulo Giovanetti Garcia, representante técnico de vendas da Bayer, a recomendação é de que os produtores utilizem o Fox XPro na primeira aplicação. “Estamos falando de 35 a 40 dias após a emergência da cultura, para que o produto possa agir de forma preventiva contra essas doenças, porque depois de instalada, uma ação curativa é mais difícil. Apesar que nos referimos ao único produto que tem uma ação curativa, especificamente para a ferrugem asiática”, pontua.
O produto está em exposição no Showtec 2020, no estande na Bayer, entre os dias 22 a 23 de janeiro, das 8h às 20h.
*Diego Silva - Agência Rural
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe

Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia

Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021

Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses

Com atraso, agricultores de MS começam a colheita

MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab

Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS

Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
