O agricultor de Mato Grosso do Sul aproveitou o tempo firme, para avançar na colheita do milho. Mais da metade (55%) da área cultiva já está colhida, segundo relatório da Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS (Aprosoja/MS), divulgado nesta terça-feira (30). Segundo a entidade, nesta safra, foram cultivados 1,9 milhão de hectares, que deve gerar 10,1 milhões de toneladas do cereal.
A produtividade média deve se manter em 88 sacas por hectare. “Até o momento identificamos uma safra estável, sem muitas intempéries. Mas ainda temos um bom percentual a ser colhido. Nenhuma praga ou doença atacou de forma significativa e o clima, apesar de uma geada, ainda se mostra como um aliado do produtor nesta safrinha”, pontua o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke.
A evolução da colheita nos últimos dez dias foi de aproximadamente 11,3% no Estado, o equivalente a 216.734 hectares. Esse ritmo acelerado tem influência climática. Segundo o modelo Agritempo (Sistema de Monitoramento Agro Meteorológico), as diferentes áreas de Mato Grosso do Sul se encontram 46 dias sem chuva.
A porcentagem de área colhida em relação ao mesmo período da safra passada, encontra-se superior em aproximadamente 25,5%. “Essa maior agilidade tem relação também com o período do plantio. Consideramos que cerca de 90% das lavouras efetuaram o plantio até 15 de março, janela ideal para semear. Junto ao clima favorável no desenvolvimento da safra, estamos otimistas e na expectativa de uma safra recorde de milho”, finaliza o presidente.
*Fonte: Agro Agência
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe

Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia

Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021

Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses

Com atraso, agricultores de MS começam a colheita

MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab

Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS

Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
