Não era o que os agricultores planejavam, mas, não se pode mandar na natureza. A colheita da soja, em Mato Grosso do Sul, começou com a atraso e já compromentendo o calendário de plantio do milho safrinha, que tem como janela ideal de semeadura, até o dia 10 de março. De acordo com a Aprosoja, a porcentagem de área colhida na safra 2020/2021, encontra-se inferior em aproximadamente 3,30%, na comparação com a safra 2019/2020, para a data de 05 de fevereiro. A colheita está atrasada, principalmente, devido ao clima chuvoso.
Relatório divulgado pelo último boletim Casa Rural do Sistema Famasul, revela que até então, a Aprosoja/MS vinha com expectativa de não ter atraso no plantio do milho. Mas, eventos climáticos em janeiro, principalmente a menor insolação e a alta umidade, podem ter provocado a redução do metabolismo da cultura da soja, retardando assim a maturação e a operação de dessecação. Com isso, acredita-se que poderá haver atraso de uma semana na colheita da soja e no plantio do milho 2ª safra. Ainda de acordo com relatório, a associação dos produtores alerta para doenças de finais de ciclo, que podem surgir com a umidade elevada e alta temperatura.
Apesar do atual cenário, as lavouras de soja de MS seguem com 93% em boas condições. Conforme relatório técnico 6% das áreas apresentam situação regular e apenas1% ruim.
Fonte: Agência Rural, com informações do boletim semanal Casa Rural-Famasul N. 394
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe

Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia

Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021

Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses

MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab

Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS

Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%

Agência Rural lança programa de fidelização de anunciantes
