Foram publicadas no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (21) as portarias de 183 a 222 com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021, para os cultivos de algodão herbáceo, consórcio milho com braquiária primeira safra, feijão caupi e milho primeira safra em estados do Norte e do Nordeste. O Zarc tem o objetivo de reduzir os problemas relacionados a eventos climáticos não desejáveis e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.
O Zarc foi aprovado para: cultivo do algodão herbáceo em AL, CE, PB, PE, RN, SE, AP, PA e RR; cultivo do consórcio milho com braquiária de 1ª safra em AL, CE, PB, PE, RN, SE e RR; cultivo do feijão caupi em MT, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE, AP, PA, RR e TO; cultivo do milho de 1ª safra em AL, CE, PB, PE, RN, SE, AP, AM, PA e RR.
O modelo agrometeorológico considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento fisiológico da planta como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude).
Esses estudos passaram por recente revisão metodológica pela equipe de especialistas da Embrapa e parceiros, além de reuniões de validação com atores locais.
Conheça mais sobre o Zarc em: https://youtu.be/2ik0hz3EGmY
* Conteúdo produzido por: Assessoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe

Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia

Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021

Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses

Com atraso, agricultores de MS começam a colheita

MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab

Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS

Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
