Menu
Busca sexta, 18 de junho de 2021
(67) 99874-0557
Campanha Estapi Art 01 super banner
SUSTENTABILIDADE

Parceria com Sindicato busca viabilizar produção sustentável na região do Córrego Ceroula

O A intenção do projeto é viabilizar atividades econômicas e sustentáveis na região do córrego

07 agosto 2019 - 14h41Por Agro Agência*

A Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) fechou parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), para contribuição no plano de manejo da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula). O A intenção do projeto é viabilizar atividades econômicas e sustentáveis na região do córrego, entre elas a exploração do turismo rural e as atividades ligadas à agropecuária.

continua depois da publicidade
Campanha Estampi Art 01 Square Banner

“Nesta primeira etapa do projeto precisamos entender e caracterizar o território, para que possamos fazer a proposição dos programas ambientais e do zoneamento interno. Temos como objetivo buscar a orientação para desenvolver o potencial que a APA tem como uma unidade de conservação e também conservar os recursos que tem no local de forma sustentável”, aponta o diretor de planejamento ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante.

A área ligada que o projeto corresponde é de aproximadamente 67 mil hectares. “Existe um potencial gigante na região. Há produtores eficientes e outros que precisam de informação para se tornarem sustentáveis em seu negócio. Nossa intenção é trabalharmos juntos, levando em formação e criando um canal de comunicação direta com esses produtores. Seremos a ponte para a informação”, relata o presidente do SRCG, Alessandro Coelho.

“Temos o acompanhamento, assessoramento e participação direta do Conselho Gestor da Unidade de Conservação da APA, conselho esse que o Sindicato tem uma cadeira e tem contribuído e participado de forma efetiva durante muito tempo, reivindicando a elaboração desse plano”, destaca Giansante.

Para execução do projeto a Prefeitura de Campo Grande contratou a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que levantará informações in loco, por meio dos professores e alunos.

“Nesta fase estamos construindo esse plano de manejo e a ideia é fazer isso com a participação popular, de quem está dentro da APA”, esclarece o diretor da Planurb, que conta com o SRCG para a comunicação direta com o produtor rural da região.

A reunião com o SRCG contou com a participação da turismóloga, Lucilene Oshiro, que acompanha o projeto e desenvolve estratégias a fim de proporcionar o avanço da Apa Ceroula.

*Fonte: Agro Agência

Deixe seu Comentário

Leia Também

ANÁLISE CEPEA
Com baixa oferta de animais em peso de abate, preço do suíno vivo sobe
SUA LAVOURA MERECE!
Com 517 cv, Fendt 1000 Vario esbanja tecnologia e é considerado o maior trator monobloco do mundo
BIOTECNOLOGIA
Região Sul-Fronteira de MS é a que mais se dedica ao manejo biológico da soja
70 ANOS!
Eduardo Riedel confirma apresentação nos 70 anos do SRCG
ANÁLISE CEPEA
Alta externa eleva movimentação de soja nos portos brasileiros
MADEIRA
Com grande reserva de madeira, MS tem potencial de exportação para gigantes da celulose
RECURSOS HÍDRICOS
MS mantém destaque nacional no cumprimento de metas da ANA na gestão de recursos hídricos
ENERGIA
Semagro entrega licença de operação para usina inédita movida a biomassa de eucaliptos
TECNOLOGIA
Sem tratamento antifúngico adequado, pecuarista pode perder até um terço da silagem
ECONOMIA
Valor da Produção Agropecuária de 2021 deve ser 12,4% maior que o do ano passado