Menu
Busca domingo, 07 de março de 2021
(67) 99874-0557
Programa de fidelização banner
SUSTENTABILIDADE

Parceria com Sindicato busca viabilizar produção sustentável na região do Córrego Ceroula

O A intenção do projeto é viabilizar atividades econômicas e sustentáveis na região do córrego

07 agosto 2019 - 14h41Por Agro Agência*

A Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) fechou parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), para contribuição no plano de manejo da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula). O A intenção do projeto é viabilizar atividades econômicas e sustentáveis na região do córrego, entre elas a exploração do turismo rural e as atividades ligadas à agropecuária.

continua depois da publicidade
Campanha Estampi Art 01 Square Banner

“Nesta primeira etapa do projeto precisamos entender e caracterizar o território, para que possamos fazer a proposição dos programas ambientais e do zoneamento interno. Temos como objetivo buscar a orientação para desenvolver o potencial que a APA tem como uma unidade de conservação e também conservar os recursos que tem no local de forma sustentável”, aponta o diretor de planejamento ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante.

A área ligada que o projeto corresponde é de aproximadamente 67 mil hectares. “Existe um potencial gigante na região. Há produtores eficientes e outros que precisam de informação para se tornarem sustentáveis em seu negócio. Nossa intenção é trabalharmos juntos, levando em formação e criando um canal de comunicação direta com esses produtores. Seremos a ponte para a informação”, relata o presidente do SRCG, Alessandro Coelho.

“Temos o acompanhamento, assessoramento e participação direta do Conselho Gestor da Unidade de Conservação da APA, conselho esse que o Sindicato tem uma cadeira e tem contribuído e participado de forma efetiva durante muito tempo, reivindicando a elaboração desse plano”, destaca Giansante.

Para execução do projeto a Prefeitura de Campo Grande contratou a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que levantará informações in loco, por meio dos professores e alunos.

“Nesta fase estamos construindo esse plano de manejo e a ideia é fazer isso com a participação popular, de quem está dentro da APA”, esclarece o diretor da Planurb, que conta com o SRCG para a comunicação direta com o produtor rural da região.

A reunião com o SRCG contou com a participação da turismóloga, Lucilene Oshiro, que acompanha o projeto e desenvolve estratégias a fim de proporcionar o avanço da Apa Ceroula.

*Fonte: Agro Agência

Deixe seu Comentário

Leia Também

BOLETIM DO SUÍNO
Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe
INTERNACIONAL
Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia
ANÁLISE CEPEA
Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021
MERCADO DO BEZERRO
Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses
COLHEITA DA SOJA
Com atraso, agricultores de MS começam a colheita
EVOLUÇÃO
MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab
MERCADO DO BOI
Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS
ECONOMIA
Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias
ECONOMIA
Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
OPORTUNIDADE!
Agência Rural lança programa de fidelização de anunciantes