A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou, nesta semana, a 7ª etapa de fiscalização dos estoques governamentais armazenados por empresas contratadas pelo Governo Federal, além das Unidades Armazenadoras próprias. A ação ocorre em três estados nas regiões Centro-Oeste e Sul: Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. O objetivo é apurar as condições de qualidade e quantidade dos estoques, além de avaliar a situação técnico-operacional das unidades armazenadoras depositárias.
Nesta etapa serão inspecionadas, aproximadamente, 633 mil toneladas de produtos como milho e trigo, além de sacarias e diversos itens industrializados, beneficiados ou manufaturados. Os técnicos que desempenham a atividade de fiscalização da Companhia visitarão por volta de 52 armazéns nos estados contemplados.
No exercício corrente foram encontradas, em mais de 2 milhões de toneladas de produtos inspecionados, em números acumulados, perdas em armazenagem de 1.379 toneladas, aproximadamente. Quando são verificadas pela Conab, as ocorrências são repassadas para os setores de armazenagem e logística da Companhia e, no caso de armazém de terceiros, também à área financeira, pois há cobrança administrativa dos depositários. Já nos casos de desvio, após as diligências necessárias, além dos reflexos administrativos, o fato é levado ao conhecimento da Polícia Federal, Ministério Público da União, Receita Federal do Brasil e Secretaria de Fazenda do estado.
*Fonte: Conab
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe

Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia

Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021

Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses

Com atraso, agricultores de MS começam a colheita

MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab

Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS

Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
