Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99874-0557
Campanha Estapi Art 01 super banner
ECONOMIA

Incentivo do Governo na suinocultura garante destaque na geração de emprego

Para 2020 a atuação do Governo do Estado deve se intensificar com a reformulação do Programa Leitão Vida

30 janeiro 2020 - 13h13Por Semagro*

Em 2019 o município de Dourados teve o 9º maior saldo de empregos do país e entre as 6.208 novas vagas geradas há forte participação da cadeia da suinocultura. O crescimento do setor é amplamente incentivado pelo Governo do Estado, por meio da política de desenvolvimento econômico que visa a diversificação da matriz econômica estadual.

continua depois da publicidade
A DE ABELHA - ALFABETIZAÇÃO 02
continua depois da publicidade
A DE ABELHA - ALFABETIZAÇÃO

Várias etapas incluem o processo de expansão da suinocultura, como o incentivo para que novos produtores entrem no setor e indústrias se instalem no Estado. Além disso, o Governo do Estado reativou a Câmara Setorial da Suinocultura que fomenta a discussão entre todos os elos da cadeia, dando voz ao produtor e a indústria na mesma intensidade.

Para 2020 a atuação do Governo do Estado deve se intensificar com a reformulação do Programa Leitão Vida, elaborado para incentivar a produção de suínos, remunerando o produtor pela qualidade entregue ao frigorífico. O programa segue a linha de sucesso do Precoce MS, voltado à produção de gado precoce e que beneficia centenas de produtores.

Os programas de incentivo à produção são conduzidos pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o titular Jaime Verruck destaca o desafio do produtor de trabalhar de forma limpa e sustentável.

“No caso do Leitão Vida, temos um conjunto de mudanças que foram amplamente debatidas no âmbito da Câmara Setorial da Suinocultura. Governo e produtores entraram em um consenso de que era necessária a modernização do programa e a inclusão de critérios de sustentabilidade representa um avanço fundamental, pois todos se beneficiam”, explica o secretário Jaime Verruck.

O Governo também trabalha para estar ativo quanto as novas exigências sanitárias e assim abrir novos mercados mundiais. Nesse quesito, destaque para a conquista do status de área livre da peste suína clássica e a atuação dentro do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa).

Modernização do Sub Programa ‘Leitão Vida’

O decreto nº 15.342, de 30 de dezembro de 2019 atualiza “os índices de produtividade e os incentivos concedidos para cada modalidade da produção de suínos, no Subprograma de Apoio à Criação de Suínos de Qualidade e Conformidade “Leitão Vida”, no âmbito do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (PROAPE)”.

O novo modelo do Leitão Vida foi um dos atrativos que o Governo do Estado levou para a mesa de negociação com potenciais investidores no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), realizado em agosto do ano passado e que gerou expectativa de R$ 1 bilhão em investimentos na suinocultura do Estado para este ano.

Através do programa receberão incentivo financeiro, os produtores que adotarem modernas técnicas de criação, contribuindo para a produção de animais de qualidade, utilizando as boas práticas em biossegurança, bem-estar e saúde animal e sustentabilidade ambiental

No novo formato, as granjas serão classificadas em: básica, intermediária e avançada. Para cada uma delas, haverá um conjunto de critérios de produção que, ao serem cumpridos, determinam o percentual do benefício a ser recebido pelo produtor em cada uma das modalidades de produção. Com o processo todo informatizado, será oferecido ainda mais segurança e transparência ao programa.

*Fonte: Semagro

Deixe seu Comentário

Leia Também

RECURSOS HÍDRICOS
MS mantém destaque nacional no cumprimento de metas da ANA na gestão de recursos hídricos
ENERGIA
Semagro entrega licença de operação para usina inédita movida a biomassa de eucaliptos
TECNOLOGIA
Sem tratamento antifúngico adequado, pecuarista pode perder até um terço da silagem
ECONOMIA
Valor da Produção Agropecuária de 2021 deve ser 12,4% maior que o do ano passado
INOVAÇÃO
Empresário cria cerveja à base de soja
BOLETIM DO SUÍNO
Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe
INTERNACIONAL
Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia
ANÁLISE CEPEA
Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021
MERCADO DO BEZERRO
Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses
COLHEITA DA SOJA
Com atraso, agricultores de MS começam a colheita