Menu
Busca segunda, 08 de março de 2021
(67) 99874-0557
Programa de fidelização banner
SENAR/MS

Gestão de custos e melhoria nos processos de qualidade auxiliam avicultores

Valor das exportações do frango no estado cresceu US$ 26 milhões no mês de julho

28 agosto 2019 - 09h24Por Famasul*

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece diversos serviços ao produtor rural, entre eles a Assistência Técnica e Gerencial em Avicultura que auxilia na melhoria do processo de qualidade e na gestão de custos da propriedade rural.

continua depois da publicidade
Campanha Estampi Art 01 Square Banner

A coordenadora do programa, Fernanda Oliveira, explica que um dos benefícios da iniciativa é informar o real custo de produção de cada animal. Os indicadores econômicos são gerados através de duas etapas e o técnico possui 3 visitas para concluir. É realizado o resgate de informações dos lotes do ano anterior, através da solicitação de documentos e anotações relacionados à produção, além de um levantamento do inventário de recursos, que visa valorar todas as ferramentas, máquinas, equipamentos, veículos e benfeitorias. “O produtor também recebe capacitações sobre gestão durante o programa, onde ele passa a entender melhor a formação do custo de produção”, relata.

“Quanto a melhoria no processo de qualidade, quando o produtor segue as recomendações dos técnicos de campo e realiza as capacitações periódicas, consegue além de evitar gastos errôneas na atividade, oferecer um produto com segurança alimentar para o consumidor. O Programa auxilia na tomada de decisão e na melhoria contínua do processo, resultando em maior eficiência produtiva e qualidade dentro do padrão esperado pela indústria”, acrescenta Fernanda.

Sustentabilidade – A coordenadora também salienta que "A Assistência Técnica e Gerencial orienta os produtores em relação as legislações trabalhistas, auxiliando na segurança do trabalho, além de incluir as NR’s – Normas Regulamentadoras. Na parte ambiental, sobre o novo código florestal, distâncias recomendadas das granjas, destinação correta de resíduos sólidos, dejetos e embalagens de defensivos agrícolas, e no quesito de biosseguridade, auxiliando sobre as medidas de prevenção e controle de entrada de enfermidades na granja" finaliza.

Comercialização – Segundo o último Boletim Casa Rural do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, o preço médio do frango no atacado em julho de 2019 teve uma valorização de 8,65% em relação a junho e 20,58% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As exportações também cresceram 14 mil toneladas com receita de US$ 26 milhões em julho. A analista técnica, Eliamar Oliveira, explica que “o aumento das vendas pelo segundo mês consecutivo sinaliza que o aquecimento do mercado externo para carne de frango brasileira está refletindo sobre a produção de Mato Grosso do Sul”.

*Fonte: Famasul

Deixe seu Comentário

Leia Também

BOLETIM DO SUÍNO
Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe
INTERNACIONAL
Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia
ANÁLISE CEPEA
Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021
MERCADO DO BEZERRO
Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses
COLHEITA DA SOJA
Com atraso, agricultores de MS começam a colheita
EVOLUÇÃO
MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab
MERCADO DO BOI
Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS
ECONOMIA
Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias
ECONOMIA
Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
OPORTUNIDADE!
Agência Rural lança programa de fidelização de anunciantes