O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lançou nessa quarta-feira (03) o Programa Investe Turismo, em Bonito/MS, município localizado a 258 quilômetros da Capital. O encontro contou com a presença de diversas lideranças políticas e do setor produtivo, entre elas, do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Maurício Saito.
Álvaro Antônio explicou que o Programa Investe Turismo Brasil terá investimento total de R$ 200 milhões, sendo R$ 6,8 milhões apenas em Mato Grosso do Sul. “O Programa, com base em estudos de viabilidade de 30 rotas turísticas, visa desenvolver o setor de forma estruturada por meio da capacitação profissional dos trabalhadores do turismo, da promoção dessas rotas, nacional e internacionalmente, e da atração de turistas”, destacou.
Para o governador de MS, Reinaldo Azambuja, o estado apresenta potencial turístico a ser melhor aproveitado. “Nós crescemos pouco nos últimos anos como receptores de turistas do mundo, então temos uma ótima oportunidade para desenvolver a atividade no MS. O resultado deste projeto depende da participação de todos, por isso nossa função aqui é reunir as instituições para promover uma boa ação”, salientou.
No evento, Saito falou da importância do turismo e do setor produtivo atuarem em conjunto pelo desenvolvimento da região, assim como pela preservação ambiental. “Aqui em Bonito, por exemplo, mais de 42% da área do município são de remanescentes florestais, prova de que é possível produzir de forma sustentável”.
No estado serão contemplados pelo programa os municípios de Campo Grande, Bonito, Aquidauana, Bodoquena, Jardim, Corumbá e Miranda. “A iniciativa propõe maior visibilidade dos atrativos turísticos sul-mato-grossenses que também têm grande potencial para o agro e são referências em sustentabilidade e preservação do meio ambiente. É uma soma de esforços!”, acrescentou Saito.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que, as rotas Pantanal Sul e Bonito irão potencializar a vocação turística do estado, sobretudo dos sete municípios. “Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas [...] e a geração de negócios, empregos e renda”, ressalta o ministro.
O Investe Turismo foi lançado com um pacote de ações estratégicas para o setor. A iniciativa terá convênio com o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com o Senai e com o Senac. A instituição do Agro oportunizará aos produtores rurais dos municípios Assistência Técnica e Gerencial em horticultura, para abastecimento das demandas locais.
*Fonte: Famasul
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cotações do suíno vivo caem em janeiro, enquanto valores dos principais insumos da atividade sobe

Chamada pública conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos de bioeconomia

Exportações de carne suína recuam em janeiro de 2021

Indicador do bezerro, em Mato Grosso do Sul, valoriza 60,6% em 12 meses

Com atraso, agricultores de MS começam a colheita

MS registra o 2º maior crescimento de produção de grãos do País, aponta a Conab

Importação de gado vivo do Paraguai preocupa criadores de MS

Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,60%
