Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99874-0557
Campanha Agrinho 11-10 10-09
FINANÇAS

Com informação, orçamento familiar tem melhora de até 70% na rentabilidade

O portfólio de aprendizagem que o Senar/MS oferece gratuitamente é bem amplo para quem pretende impulsionar os ganhos mensais.

20 julho 2021 - 06h56Por * Sistema Famasul

Conhecimento, planejamento, gestão financeira. Esses são alguns pilares da economia doméstica que fazem a diferença quando se busca melhorar a renda mensal. Com auxílio do Senar/MS no âmbito da Promoção Social, o orçamento familiar tem melhora de até 70% na rentabilidade. Este é o tema do Mercado Agropecuário desta segunda-feira (19).

continua depois da publicidade
Campanha Agrinho 11-10 10-09

O portfólio de aprendizagem que o Senar/MS oferece gratuitamente é bem amplo para quem pretende impulsionar os ganhos mensais. A instrutora do curso ‘Família, Qualidade de Vida e Controle do Orçamento Familiar’, Jéssica Pioto, que é psicóloga, explica que o conhecimento sobre economia familiar proporciona um desenvolvimento na gestão dos recursos. “60% a 70% dos alunos tem uma melhora significativa no controle de suas rendas e, consequentemente, conseguem atingir suas metas pessoais estabelecidas durante a capacitação”.

Segundo Pioto, um dos segredos está na lista de compras do mercado. “Muitas vezes é um choque de realidade diferenciar o que é desejo e o que é necessidade. Com clareza, a partir do ganho de informação, já é possível ver o resultado, porque as pessoas se admiram com o quanto elas agem sem se planejar”, acrescenta.

As metas mais comuns são ter a casa própria, veículo e até mesmo carteira de motorista. “É fundamental que saibam a importância de se reservar uma porcentagem do seu salário para atingir objetivos pessoais, planejamento financeiro e familiar, além da melhora na qualidade de vida”, destaca.

E. como pontua a instrutora, a evolução na qualidade de vida e a convivência familiar são dois aspectos relevantes. “Eu gosto muito de destacar o conceito de valorização da família, porque é cada vez mais raro. De cara isso já tem muito impacto, porque geralmente não há mais essa consciência ativa dentro do ambiente residencial”, informa.

“Além disso, estamos sempre lembrando sobre a importância da saúde; de ter um sono regular, de realizar atividades físicas, uma boa alimentação; porque as pessoas vão se esquecendo”, acrescenta, Pioto sobre melhores práticas de vivência.

São muitas as capacitações de Promoção Social. Este curso tem duração de 16 horas e é gratuito. O calendário completo desta e de outras capacitações você pode encontrar no catálogo online do Senar/MS. Mais assuntos sobre capacitações você pode conferir às quartas na editoria Educação no Campo.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as semanas uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe!

* Conteúdo: Sistema Famasul - Por Vitor Ilis, da Assessoria de Comunicação

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAFRA DE MILHO
Com 109 sacas, por hectare, Alcinópolis tem a maior produtividade média de MS, na safrinha
ANÁLISE CEPEA
Com novo reajuste, preço do ovo branco se aproxima do recorde nominal
SAFRA DE SOJA 21/22
Incertezas com relação ao comportamento do clima esfriam expectativas de super safra em MS
MERCADO DA SOJA
Saca da soja acumula valorização de 13% em 12 meses, em MS
MANEJO APÍCOLA
A exemplo das abelhas, gestão e logística são essenciais na multiplicação dos enxames
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Cientistas combinam imagens multiespectrais com raios X para analisar sementes
GESTÃO DE RISCOS
Guia virtual orienta produtores sobre o funcionamento do seguro rural
MERCADO FINANCEIRO
Bolsa cai pelo segundo dia e perde 2,48% em agosto
CRÉDITO FUNDIÁRIO
Prazo para análise de financiamento de imóvel para agricultores familiares diminui para seis meses
ANÁLISE CEPEA
Dados oficiais do IBGE confirmam baixa oferta de animais para abate