Em Rio Negro, interior de Mato Grosso do Sul, onde a cultura agropecuária domina os cerca de 5 mil habitantes, nasce um projeto de empoderamento feminino, que alia moda, luxo e principalmente, valorização do Pantanal.
A marca Zanir Furtado abriu as portas de uma indústria no município em 2020, sendo pioneira na produção de bolsas a partir do couro bovino na região e única a se inspirar e produzir ali, no Pantanal.
A empresária Zanir Furtado emprestou seu nome para dar vida à marca e tirar um antigo sonho do papel. Natural de Rio Negro, se mudou para Brasília com a vontade de inverti no município natal dentro da mala. Anos depois, retornou e fundou a marca e tem se tornado referência, sendo destaque em veículos nacionais, como a revista Forbes.
“Eu cresci rodeada da natureza. Estava empolgada com o potencial do Estado que ninguém vê, daí surgiu a ideia de investir na cidade onde nasci para empoderar mulheres, dar oportunidade aos jovens e usar o nosso Pantanal como símbolo, como inspiração para levar isso para o mundo”, explica.
Presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho destaca a importância de mostrar o potencial do agronegócio para fora do Estado. "Essa marca é um exemplo da força que o setor tem. Ali tem o couro, tem o Pantanal, tem a nossa gente produzindo peças que levam o nome do nosso Estado para fora e que mostram o quanto o agro é rico, sustentável e potente", afirma.
(Bolsas são inspiradas nas formas e cores do Pantanal)
Produção artesanal
As bolsas Zanir Furtado se destacam pela exclusividade que carregam desde o design até a produção. A própria Zanir é quem desenha cada modelo, inspirada nas cores e formas do Pantanal. E é na indústria, sob as mãos delicadas dos colaboradores, que o couro é transformado em verdadeiras jóias.
Cada bolsa é fruto de trabalho semi artesanal, o que garante a produção de poucas peças e de alta qualidade. Auxiliar os moradores locais a ter uma profissão é um dos pilares que movem a marca.
“A marca Zanir Furtado nasceu por causa da sustentabilidade social. Nosso maior valor é transformar vidas e ajudar principalmente os jovens e as mulheres a realizar seus sonhos, ter oportunidades de continuar vivendo em Rio Negro com dignidade e orgulho da região onde mora”, afirma a empresária.
Exemplo sustentável
Preservar o Pantanal para as próximas gerações é uma preocupação de Zanir. A empresária acredita na importância de cada um fazer sua parte pelo planeta e tem levado isso para dentro da marca.
Em abril de 2021, a indústria lançou uma campanha permanente de sustentabilidade ambiental. Para cada bolsa comercializada, a marca se compromete a plantar uma muda de árvore nativa no Pantanal.
Em menos de um ano foram plantadas 800 mudas de árvores nativas no Pantanal, através da campanha ‘Compre uma Zanir Furtado e plante uma árvore no Pantanal’, que é vitalícia.
Em janeiro de 2020, em parceria com o Instituto Acaia Pantanal, a marca plantou 500 mudas de árvores nativas na escola Jatobazinho, região do alto Paraguai. A área recebe alunos ribeirinhos e foi atingida pelos incêndios no ano passado.
(Plantio de mudas no Pantanal)
Matheus Guilherme, do Instituto Acaia Pantanal destaca que o trabalho ajudou a conscientizar os moradores locais e alunos. "Sabemos a importância do reflorestamento no combate às mudanças climáticas, principalmente as queimadas na região do Pantanal. Aqui as árvores nativas ajudam os próprios moradores a ter consciência de preservar".
Além disso, a marca quer ajudar pessoas de qualquer lugar do mundo a preservar o Pantanal. Por meio de um website é possível escolher uma muda de árvore nativa para plantar e ainda deixar uma mensagem para as futuras gerações. Saiba como plantar uma árvore no Pantanal, acesse www.planteumaarvorenopantanal.com.br.
Os produtos Zanir Furtado são vendidos atualmente apenas online e podem ser comprados no site www.zanirfurtado.com.br.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sindicato Rural de Campo Grande reúne palestrantes nacionais de 8 e 11 de junho

Aprosoja/MS identifica avanço na qualidade dos fertilizantes utilizados na soja

Suinocultores de MS avançam índices de sustentabilidade e são reconhecidos por isso

Entidades e produtores se unem para recuperar áreas degradadas na região do Taquari

Óleo de soja valoriza com demanda externa

Cotações do milho disparam no porto de Paranaguá-PR

Colheita da soja está praticamente finalizada em Querência - MT

Importações de fertilizantes de Belarus ao Brasil foram suspensas

No Irã, ministra mostra potencial de exportação de produtos brasileiros
