Menu
Busca quinta, 18 de agosto de 2022
(67) 99874-0557
Do Pantanal para o mundo

Bolsas de luxo, sustentabilidade e empoderamento no Pantanal

23 maio 2022 - 17h49Por Priscilla Peres

Em Rio Negro, interior de Mato Grosso do Sul, onde a cultura agropecuária domina os cerca de 5 mil habitantes, nasce um projeto de empoderamento feminino, que alia moda, luxo e principalmente, valorização do Pantanal.

continua depois da publicidade
Campanha Pantanal Agrícola 01 300x250

A marca Zanir Furtado abriu as portas de uma indústria no município em 2020, sendo pioneira na produção de bolsas a partir do couro bovino na região e única a se inspirar e produzir ali, no Pantanal.

A empresária Zanir Furtado emprestou seu nome para dar vida à marca e tirar um antigo sonho do papel. Natural de Rio Negro, se mudou para Brasília com a vontade de inverti no município natal dentro da mala. Anos depois, retornou e fundou a marca e tem se tornado referência, sendo destaque em veículos nacionais, como a revista Forbes.

“Eu cresci rodeada da natureza. Estava empolgada com o potencial do Estado que ninguém vê, daí surgiu a ideia de investir na cidade onde nasci para empoderar mulheres, dar oportunidade aos jovens e usar o nosso Pantanal como símbolo, como inspiração para levar isso para o mundo”, explica.

Presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho destaca a importância de mostrar o potencial do agronegócio para fora do Estado. "Essa marca é um exemplo da força que o setor tem. Ali tem o couro, tem o Pantanal, tem a nossa gente produzindo peças que levam o nome do nosso Estado para fora e que mostram o quanto o agro é rico, sustentável e potente", afirma.

Bolsas são inspiradas em formas e cores do Pantanal(Bolsas são inspiradas nas formas e cores do Pantanal)

Produção artesanal

As bolsas Zanir Furtado se destacam pela exclusividade que carregam desde o design até a produção. A própria Zanir é quem desenha cada modelo, inspirada nas cores e formas do Pantanal. E é na indústria, sob as mãos delicadas dos colaboradores, que o couro é transformado em verdadeiras jóias.

Cada bolsa é fruto de trabalho semi artesanal, o que garante a produção de poucas peças e de alta qualidade. Auxiliar os moradores locais a ter uma profissão é um dos pilares que movem a marca. 

“A marca Zanir Furtado nasceu por causa da sustentabilidade social. Nosso maior valor é transformar vidas e ajudar principalmente os jovens e as mulheres a realizar seus  sonhos, ter oportunidades de continuar vivendo em Rio Negro com dignidade e orgulho da região onde mora”, afirma a empresária. 

Exemplo sustentável

Preservar o Pantanal para as próximas gerações é uma preocupação de Zanir. A empresária acredita na importância de cada um fazer sua parte pelo planeta e tem levado isso para dentro da marca.

Em abril de 2021, a indústria lançou uma campanha permanente de sustentabilidade ambiental. Para cada bolsa comercializada, a marca se compromete a plantar uma muda de árvore nativa no Pantanal. 

Em menos de um ano foram plantadas  800 mudas de árvores nativas no Pantanal, através da campanha ‘Compre uma Zanir Furtado e plante uma árvore no Pantanal’, que é vitalícia. 

Em janeiro de 2020, em parceria com o Instituto Acaia Pantanal, a marca plantou 500 mudas de árvores nativas na escola Jatobazinho, região do alto Paraguai. A área recebe alunos ribeirinhos e foi atingida pelos incêndios no ano passado.

(Plantio de mudas no Pantanal)

(Plantio de mudas no Pantanal)

Matheus Guilherme, do Instituto Acaia Pantanal destaca que o trabalho ajudou a conscientizar os moradores locais e alunos. "Sabemos a importância do reflorestamento no combate às mudanças climáticas, principalmente as queimadas na região do Pantanal. Aqui as árvores nativas ajudam os próprios moradores a ter consciência de preservar".

Além disso, a marca quer ajudar pessoas de qualquer lugar do mundo a preservar o Pantanal. Por meio de um website é possível escolher uma muda de árvore nativa para plantar e ainda deixar uma mensagem para as futuras gerações. Saiba como plantar uma árvore no Pantanal, acesse www.planteumaarvorenopantanal.com.br.

Os produtos Zanir Furtado são vendidos atualmente apenas online e podem ser comprados no site www.zanirfurtado.com.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
Sindicato Rural de Campo Grande reúne palestrantes nacionais de 8 e 11 de junho
AGRICULTURA
Aprosoja/MS identifica avanço na qualidade dos fertilizantes utilizados na soja
SUINOCULTURA
Suinocultores de MS avançam índices de sustentabilidade e são reconhecidos por isso
PROSOLO
Entidades e produtores se unem para recuperar áreas degradadas na região do Taquari
ANÁLISE IMEA
Óleo de soja valoriza com demanda externa
ANÁLISE CEPEA
Cotações do milho disparam no porto de Paranaguá-PR
GRÃOS
Colheita da soja está praticamente finalizada em Querência - MT
REFLEXOS DA GUERRA
Importações de fertilizantes de Belarus ao Brasil foram suspensas
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
No Irã, ministra mostra potencial de exportação de produtos brasileiros
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Tereza Cristina viaja ao Irã para ampliar as relações comerciais com o agro brasileiro