Menu
Busca domingo, 26 de setembro de 2021
(67) 99874-0557
Campanha Fendt última semana de Setembro
INCÊNDIO NO PARQUE

GRETAP-MS faz varredura em busca animais vítimas do incêndio no Parque dos Poderes

O incêndio ocorreu na noite de quinta-feira (19), teve início na Rua Rio Claro, próximo a Acadepol

20 agosto 2021 - 17h54Por Semagro*

A Semagro, por meio do GRETAP-MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), realiza varredura no perímetro do Parque dos Poderes e do Parque Estadual do Prosa, para verificar se há animais vítimas do incêndio ocorrido na região na noite de quinta-feira (19). No entanto, da madrugada até a tarde de sexta-feira (20), nenhum espécime da fauna da região havia sido encontrado ferido, segundo informou o Tenente-Coronel Moreira, Assessor Bombeiro Militar da Semagro.

continua depois da publicidade
ANUNCIO IMPACT 728X60 INSERÇÃO 03 OK
continua depois da publicidade
Campanha Fendt última semana de Setembro Square

A Semagro e o Imasul integram o GRETAP, juntamente com o CRMV-MS, UCDB, Ibama, Instituto Tamanduá, Instituto do Homem Pantaneiro – IHP, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Corumbá, UFMS e PMA.

O incêndio ocorreu na noite de quinta-feira (19), teve início na Rua Rio Claro, próximo a Acadepol (Academia de Polícia Civil) e ao Condomínio Ecoparque, se alastrou para o outro lado da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo e atingiu o entorno dos prédios do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), TV Educativa, Semagro/Agraer e do Tribunal de Contas.

Investigação policial

Cumprindo determinação do governador Reinaldo Azambuja, a prefeitura do Parque dos Poderes, onde se concentram a sede do Governo do Estado e de outros poderes e repartições federais, iniciou na manhã de sexta-feira o levantamento da área destruída pelo incêndio. As primeiras informações, com base em testemunhas e imagens de câmera de uma residência no bairro Jardim Veraneio, confirmam a suspeita de o incêndio ter sido provocado por ação humana, configurando crime ambiental. Um homem aparece nas imagens colocando fogo ao lado da mata.

Fogo consumiu de cinco a oito hectares de mata virgem

Segundo a prefeitura do Parque dos Poderes, a área queimada estimada é de cinco a oito hectares de mata virgem e não houve danos materiais. Também por determinação do governador Reinaldo Azambuja, será elaborado um projeto para recuperação vegetal desta área com replantio das espécies nativas.

“Vamos promover a restauração do que foi queimado, preservando uma área que integra todo o complexo ambiental do Parque dos Poderes, onde estamos investindo R$ 18,9 milhões na revitalização de um grande patrimônio histórico e ambiental de Mato Grosso do Sul”, disse o governador Reinaldo Azambuja.

A perícia na área destruída pelo incêndio está sendo realizada com o apoio do Corpo de Bombeiros e da 3ª Delegacia da Polícia Civil. Peritos informaram que trabalham com várias hipóteses, porém o mais provável é que o incêndio foi criminoso e há um suspeito identificado sendo procurado. As chamas foram extintas por uma guarnição dos bombeiros, que ainda se encontra no local fazendo trabalho de rescaldo e monitoramento.

Animais na pista

O CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), que funciona ao lado da sede da Polícia Militar Ambiental e do Parque das Nações Indígenas, divulgou alerta, nesta sexta-feira, orientando os motoristas que trafegam na região para redobrar a atenção próximo a área queimada, onde animais circulam desorientados pela fumaça e stress.

Por: Marcelo Armôa, Ascom - Semagro
*Conteúdo: Semagro

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO DA SOJA
Saca da soja acumula valorização de 13% em 12 meses, em MS
MANEJO APÍCOLA
A exemplo das abelhas, gestão e logística são essenciais na multiplicação dos enxames
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Cientistas combinam imagens multiespectrais com raios X para analisar sementes
GESTÃO DE RISCOS
Guia virtual orienta produtores sobre o funcionamento do seguro rural
MERCADO FINANCEIRO
Bolsa cai pelo segundo dia e perde 2,48% em agosto
CRÉDITO FUNDIÁRIO
Prazo para análise de financiamento de imóvel para agricultores familiares diminui para seis meses
ANÁLISE CEPEA
Dados oficiais do IBGE confirmam baixa oferta de animais para abate
ECONOMIA
MS tem crescimento populacional acima da média nacional, com agronegócio impulsionando interior
ARMAZENAMENTO
Conab tem 150 imóveis qualificados no PPI; Hortomercados do RJ estão incluídos
PERSPECTIVAS
Conab estima produção total de 289,6 milhões de toneladas de grãos para safra 2021/22